Um Sociopata entre os Queen , Paul Prenter


Paul Prenter - Entrevista após ter sido despedido pelo Freddie Mercury
Na nossa coluna Sabatina Musical desta semana, temos uma entrevista concedida por Paul Prenter para o jornal do Grêmio dos Estudantes de Dublin em novembro de 1987.
Aqui vemos a visão do vilão do filme Bohemian Rhapsody, começando um novo emprego sem o glamour dos tempos do Queen. Foi uma entrevista longa de 10 páginas onde além de falar sobre o tempo com o Queen falou do seu plano de unir todos os 24000 estudantes de Dublin em um único Grêmio.  Aqui na coluna coloquei só a parte em que ele fala do Queen, você pode ler a entrevista completa no meu blog.
Ele está muito ressentido com a banda como você poderá ler a seguir
De Wembley Estádio para o Grêmio da DIT
Da negociação de contratos multimilionários para uma das maiores bandas de rock do mundo para organizar o um sistema de bilhetes numerados para um evento do Dublin Institute of Technology no Blooms Hotel não parece ser próximo passo certo numa carreira no mundo do entretenimento, mas para Paul Prenter preferiu trabalhar como Gerente de Entretenimentos do Grêmio dos Estudantes do DIT.
Paul Prenter nasceu em Belfast em 1951 e ficou lá até 1972, quando foi oferecido um trabalho na EMI em Londres como assistente de promoções, ele aproveitou a oportunidade. Ele trabalhou por três anos para o selo da Tamla Motown depois voltou a Belfast e trabalhou na emissora Downtown Radio por dez meses.
“Eu conhecia o cara que era o Empresário do Queen na época - um cara chamado John Reid - e ele odiava a Queen na época, mas eles estavam fazendo muito sucesso. De qualquer maneira ele me disse que sim, você pode vir e cuidar dessas quatro pessoas se assim o desejar. Eu fui e três meses depois a Queen Productions foi formada após uma separação com o John Reid e eu então fui com o Queen e paguei meus pecados cuidando de sua gestão por nove anos e meio". 
Seu tempo com o Queen não foi tempo todo em aguas calmas, para dizer o mínimo. Dez anos é mais do que quatro vezes o tempo que alguém já durou em uma capacidade de gestão com o grupo. "Os primeiros três ou quatro anos foram muito bons, mas quando eles começaram a ganhar dinheiro, os últimos seis foram deploráveis ", diz Paul.
"Os quatro membros são muito difíceis, exigentes, individualistas, sem noção e ingratos.  Seu principal objetivo era lançar mais um Hit, e nada é permitido atrapalhar isso. Era divertido no começo, mas se tornou uma verdadeira chatice. 
Foi como cuidar de quatro crianças, quatro mimados pirralhos. “Eu estou satisfeito em estar longe deles e se nunca mais nos veremos, ainda assim seria cedo demais”.
Então, o que foi que deu errado?
" O Começo foi ótimo, eu estava conhecendo o mundo e o rock n roll, mas você vê o mesmo show várias vezes, e então você senta em um estúdio e escutar alguém cantando " "no, no, no" no microfone um cento e noventa e três mil vezes gravando Bohemian Rhapsody.
Mas minha vida também estava mudando. Eu fiquei dez anos mais velho e queria me acalmar.
A banda tinha visão diferentes da minha. Eles nunca tinham tido um trabalho de verdade, eles vieram direto da Universidade para se tornar estrelas do Rock, então eles não tinham o mesmo conceito do mundo real que eu tinha.
Eles eram determinados na busca do sucesso, e nada podia impedir o seu caminho. Dito isto, eles não são diferentes de qualquer outra pessoa que queira ser uma estrela, mas apenas não atendia às minhas necessidades por mais tempo.
Se foi tão ruim assim, por que você ficou?
"Fui muito bem pago para isso. Foi um período emocionante. Cada vez que eu queria sair, algo excitante acontecia, fazer a publicidade televisiva para o disco Queen Greatest Hits, o livro Greatest Pix e o video Greatest Flicks
Também teve o álbum solo de Freddie em outra gravadora (CBS).
Realisticamente, eu tive que esperar até que minha hipoteca fosse paga então eu pude fazer isso ".
“Gerenciar o Queen foi claramente trabalho de tempo integral”. Diz Paul, “vinte e quatro horas por dia”. Além de cuidar da gestão ele também cuidava de questões pessoais e sua vida privada tornou-se inexistente. Quando ele decidia sair num feriado, alguém dizia "ei, é uma boa ideia, porque não vamos todos nós? ” E essa não era a ideia de Paul para curtir um feriado.
“Freddie Mercury precisava de mais pessoas do que os outros. Ele não sabia dirigir, por exemplo, e precisava de alguém para levá-lo quando ele estava em turnê”.
Paul era o Bobo da Corte servindo bebidas e drogas para todos ao seu redor se divertirem. Depois de inevitável estágio experimental, ele decide que vomitar no fim da noite não era sua ideia de diversão. E ele começou a se sentar e observar.
Paul era responsável por toda a promoção do álbum.
Ele cuidava de levar a banda do ponto A para o ponto B em uma turnê, organizando entrevistas, contratação pessoal, guarda-costas e organização de figurinos de palco.
Se não fosse a pressão dos membros da banda envolvendo questões pessoais, ele acha que ainda estaria lá.
Foi também a era do 'Designer Drugs’ (Drogas cujas fórmulas químicas são ligeiramente alteradas para evitar o enquadramento como substância ilegal). Mas ninguém estava se tornando um toxicodependente por causa dela, e ninguém faz mais isso no ramo da música. Você não pega pessoas se drogando agora no mundo da música, como se fazia nos anos sessenta. Você não tem outra Janis Joplin, não mais.
- mas para ser muito honesto, se o Queen estivesse fazendo isso todos os dias eles apenas não poderiam subir no palco e se apresentar no nível que eles executavam. Mas eu diria que o álcool é a droga mais amplamente abusada no mundo hoje. "
Não há lendas do rock no momento, diz Paul Prenter.
A maioria das pessoas na rua nunca ouviu falar do Queen. Senhor e senhora Tallaght não ouviu falar do Queen. E quando eles fizeram, foi em grande parte como resultado da propaganda.
Até o vídeo Bohemian Rhapsody, que foi percebido como um avanço no uso das técnicas vídeo, foi o produto do marketing. Foi o primeiro vídeo de seis minutos, era o número um nas paradas britânicas por nove semanas, custou apenas £ 5.000 para fazer, foi o primeiro número um não realizado ao vivo no Top of the Pops, mas não foi avanço em termos de vídeo. Todas as técnicas tinham sido usadas antes, e até dois anos antes. O que foi um avanço em termos de vídeo sendo usado como uma ferramenta promocional ".
O que você diria ao argumento de que a indústria do Rock é basicamente sobre vender sexo?
"Eu discordo totalmente disso. Você está vendendo excitação. Você está vendendo um pacote global que abranger boa música de alto padrão.
Veja o disco Greatest Hits do Queen. São  dezoito faixas todas estiveram no Top 20.
Queen teve mais singles no top vinte do que os Beatles tiveram. Mas a música simplesmente tem que ser boa. Queen teve seus fracassos. Cada grande A banda terá seus fracassos. Se a música não é boa, o single não vai vender. Registros também são caro e os empresários não são idiotas.
Depois que ele terminou com o Queen ele levou um ano fora para ver o mundo -Incluindo um curto intervalo quando ele foi para Munique por uma semana para participar Festa de aniversário de Freddie Mercury e ficou por três meses - recusou pedidos para voltar a gerenciar o grupo e chegou para o cargo de Gerente de Entretenimentos com o Grêmio de estudantes do DIT.
Prenter, que morreu vítima de complicações da AIDS, em 1991...
William Nilsen é articulista desta coluna semanal e tem um Blog
https://www.blogger.com/blogger.g?tab=wj&blogID=251418171864966635#allposts

Comentários

Postagens mais visitadas