John Deacon, o Figurante


Inglaterra, anos 70.

Três pessoas se encontravam tentando formar uma banda, passando por todas as dificuldades possíveis. Faltava dinheiro, faltava estrutura, faltava absolutamente tudo. Faltava até membro. Até então, só havia uma sobra de um grupo universitário chamado Smile. O antigo vocalista, Tim Staffell, tinha dado lugar a um africano, refugiado na Inglaterra devido às guerras em Zanzibar, chamado Faroukh Bulsara. Entre os amigos, era simplesmente chamado de Freddie. Os outros dois membros eram Brian May e Roger Taylor, respectivamente o guitarrista e o baterista.

Havia um espaço sobrando na banda. O Smile tinha se virado sem problemas, uma vez que Tim era não só o vocalista como também era o baixista. Com a saída dele e a conseqüente dissolução do grupo, agora os três jovens britânicos procuravam um novo baixista, para completarem uma nova banda.

O definitivo era um rapaz tímido. John Richard Deacon, que viria a se tornar o 4º membro de um dos maiores grupos de rock de todos os tempos, senão o melhor. No entanto, engana-se quem pensa que eu chamo John Deacon de 4º integrante de propósito. Mais ainda que eu sou o único.

Você pode perguntar para qualquer fã do Queen: quem são os membros da sua banda?

Eles responderão: “Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e... John Deacon”. Na maioria das vezes, sim, eles vão hesitar para lembrar o nome do baixista. Mas por quê?

Primeiro de tudo: John entrou em uma posição pouco lembrada. Quase ninguém sabe da existência do baixo. Menor ainda é o número de pessoas que sabe diferenciar um baixo de uma guitarra. Por experiência própria: desde o ano passado eu tenho vontade de aprender a tocar baixo. Quando minha família ficou sabendo disso, todos me vieram falar:

Escolha o violão ao invés do baixo... Com o baixo eles nunca vão notar você, no violão você pode levar pra tocar em qualquer lugar...

O que não deixa de ser verdade... diferente da guitarra e do violão, você consegue perceber o baixo com muita dificuldade (em The Millionaire Waltz, por exemplo, só uma das caixas de som transmite o som do instrumento).

Mas peguemos o exemplo do The Police... O Sting toca baixo e é o principal membro, por quê não John Deacon?
Sting canta... John Deacon não teve essa liberdade. Minto, teve sim. Em dois versos de A Kind of Magic, em que sua voz se assemelha muito com a de Freddie.

Outro problema de John Deacon: ele praticamente não compunha. Suas composições se limitam a Who Needs You, Misfire, You and I, I Want to Break Free, Another One Bites The Dust, Spread Your Wings… Enfim, é o que menos participa nas composições.

Nos shows, percebe-se nitidamente que não só as câmeras como o próprio Freddie dão mais atenção a Brian e Roger... John aparece uma vez ali, outra ali... Nada excepcional.
No entanto, façamos uma pesquisa...

Na comunidade Baixo Brasil (orkut), se pesquisarmos “John Deacon”, encontramos 26 tópicos diferentes. Entre eles, tópicos exclusivos e várias menções em “qual o seu baixista preferido”, “qual o baixista que mais de influenciou”, “qual o maior baixista de todos os tempos” e etc.
Pois é... Apesar de quieto, John Deacon tinha uma genialidade incrível. Apesar de ser pouco comentado, pouco notado, deixava sua marca em todas as músicas. Simplesmente incrível.
Ainda digo mais, apesar de esquecido muitas vezes, ele é superior ao Sting e do patamar de grandes baixistas, tais como Paul McCartney...

Faltava-lhe a participação, mas ele tinha talento em excesso, um estilo próprio...

Agora, eu deixo perguntas pra vocês com as minhas respostas, elas podem variar =P


Se John Deacon tivesse permanecido no Queen mesmo após a morte de Freddie, o que teria acontecido?
É difícil dizer. Eu acredito que o grupo estaria mais unido do que já é, uma vez que a amizade entre Roger, Brian e John seja de anos... E não duvido que isso ainda vá acontecer, afinal, um aposentado sempre sentirá falta do seu emprego...

Se John Deacon tivesse sido mais ativo, mais participativo na composição de músicas e talvez até na hora de cantá-las... Ele seria considerado um baixista melhor?
Melhor? Eu não acho. Mais completo, certamente ele seria... Ainda mais se ele tivesse mais presença nos palcos, seria cada vez mais lembrado.


God Save The Queen!

Comentários

  1. Muuuuuito, muito bom! Adorei *-*

    Beijão ;*

    ResponderExcluir
  2. O John Deacon era assim, quetinho, falava pouco e quando se irritava, falava até demais, hahaha...
    Ele era um cara centrado, bom no que fazia, era muito profissional, tinha um estilo único, suas composições são poucas, mas são tocantes; quase todas foram lançadas como singles, o Queen alcançou muito sucesso com músicas como: You're my Best Friend, You and I, Spread your Wings, Another One Bites The Dust, I Want to Break Free, são todas músicas maravilhosas, ótimas letras, com bastante dinâmica...
    Ele era um baixista notável, cheio de energia, mas sua presença no palco era sim, podemos dizer limitada! Acredito que por ele entrar na banda após os outros rapazes, ele devia se sentir meio fora, nas discussõese tudo mais. O próprio Brian fala sobre isso no DVD de Making Off do albúm A Night at the Opera, comenta também que o John tinha um grande potencial, mas ele mesmo nem acreditava em suas habilidades! O Freddie também sempre o encorajou a compôr e disse uma vez que nunca chamaria as músicas do John de pesadas!
    O John na minha opinião é o maior e melhor baixista do mundo, ele fazia coisas íncriveis, e acho que ele se cansou mesmo da vida de tuornées e festas infindáveis, nunca imaginei a banda com ele novamente após a morte do Freddie, mas uma coisa é certa! Seria maravilhoso vê-lo tocar novamente!

    John, você é fantástico!

    Beijos a todos!

    David Muito Louco

    ResponderExcluir
  3. Eu só não concordo na parte em que você disse q o Freddie não dava tanta atenção a ele, acho exatamente o contrário, de todos da banda o que mais dava atenção pro John era o Mercury, isso pode ser notado em vários clipes que o Freddie vai cantar perto do John e até mesmo no clipe "Liar" qnd Deacon canta no microfone do Freddie (acho q a única vez que se pode ouvir mesmo a voz de John).

    ResponderExcluir
  4. David,

    Maior e melhor baixista eu não sei... Mas que ele é genial, disso eu tenho certeza absoluta!
    Ficamos todos na espera de que ele volte mesmo pra banda =D


    Yuri,

    É notável que o Freddie chega mais perto do Brian e do Roger... Apesar de chegar também no John, é consideravelmente menor do que nos outros...

    Pelo menos, eu vejo assim...

    Sobre a voz de John, em One Vision pode-se escutá-la mais claramente lá pros 02:50:

    "But a cold wind blows
    And a dark rain falls"

    ResponderExcluir
  5. Vc falando que um artista dum kilate desses chamando como figurante ?
    Se Deacon é um figurante, como vc se intitularia ? ops.... não precisa responder.

    ResponderExcluir
  6. Você leu o artigo?

    O que eu quis dizer é que o John, no Queen, é como se fosse um figurante, ou seja, ele participava mas não tinha mérito...

    Qualquer criança de 5 anos de idade pode entender que eu não quis criticar o John. Se você não tem essa capacidade, lamento!

    ResponderExcluir
  7. John fez muito bem em não entrar nessa de Queen + PR...♥

    ResponderExcluir
  8. Caros amigos depois de muito tempo e varios filmes sobre One Vision, meu querido Henrique Machado, pude concluir, inclusive nem prciso ir muito distante no DVD Wembley Stadium 86, voces conseguem ver nitidamente o Brian May, cantando os versos:
    "But a cold wind blows
    And a dark rain falls"
    de One Vision....
    tem outros botlegs da época em que vc escuta e vê, Brian cantando a mesma parte.... Acho que deacon realmente não cantava, e houve um leve engano sobre essa parte.
    Mas é isso aí um abraços a todos

    Emerson Mendes

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que o baixista poderia na época ter colocado uma calsa bem legal!!!
    Iria ter ficado melhor na foto!!!

    Carol Lima

    ResponderExcluir
  10. Nada a ver esse post. John compos varias musicas como one year of love. Pain in so close to pleasure. Cool cat. Friends will be friends. You and i back chat e o jonh nao eh esquecido soh pq ele esta no baixo acho q vc deve pesquisar mais antes d ir postando coisas nada a ver john compos vaarias musicas pesquisa primeiro e posta dpois

    ResponderExcluir
  11. Na Bohemian rhapsody que é a mais clássica do Queen é o segundo que mais aparece.

    ResponderExcluir
  12. Quando o Queen mais precisava de musicas para fazer sucesso, John Deacon apareceu... ele fez canções sensacionais.. inclusive, muitas sao otimas e nunca foram tocadas ao vivo.. um otimo musico

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas