MUNDO DE RHYE

A musica Seven Seas of Rhye , inclusive tema do domínio desse site , tem algo curioso, mas precisamente a respeito desse ‘’Rhye’’, o que chamam de ‘’mundo de Rhye’’.
Muitos conhecem as musicas My Fairy king ,Lily of The Valey , Seven Seas Of Rhye certo? Nesse momento nos estamos inciando uma viagem por 3 albuns que são: QUEEN , QUEEN II E SHEER HEART ATTACK.São 3 albuns que possuem 3 musicas que por incrivel que se pareça são conectadas a um ponto , a uma tedenciosa manuntenção de interligar essas musicas , a um mundo imaginário (ou talvez não..) criado por Freddie Mercury , AO MUNDO DE RHYE.
Minha intenção aqui não é dizer o que esse mundo significa e tornar o que acho uma verdade universal, porque analisar letras de musicas é uma tarefa muito delicada e particular , nesse artigo quero eivar o menos possível da minha carga pessoal de opinião e lidar com fatos que todos possam encontrar nas letras dessas musicas e assim vamos recriar juntos como seria o mundo de Rhye e que tipo de pessoas ou seres vivem nele, no entanto é inevitavel que eu diga minhas ideias e conclusões alem de comparações sobre os textos em questão.
Não é algo fora do comum a tendência do Queen pensar em seguencias .. isso com certeza foi pensando por Mercury ao criar estas 3 musicas citadas anteriormente , não propositalmente , mas quando ele viu estava frente a frente a uma seguencia em que ele vai dar cabo até SHEER HEART ATTACK ALBUM , como não sou Mercury não vou afirmar que pode ter sido proposital , mas existe também essa possibilidade , já que como relatei , o QUEEN nessa época tinha noção de seguencias , conexão entre musicas , como aquelas que é difícil reconhecer onde começam e onde terminam ( vide The March Of The Black Queen e Funny how Love is por exemplo) e conexão entre álbuns como terminar QUEEN II com a musica em coro do folclore inglês chamada I do Like To Be Beside to Seaside e começar o álbum SHEER HEART ATTACK com o assobio desta musica no inicio de Brighton Rock.
Então vamos ao mundo de Rhye:
Vamos por estrofes , analisando e vendo o que tem nesse mundo , depois vamos analisar quem está falando deste mundo e depois cada um tira suas conclusões que de que mundo seria,inclusive eu no final do artigo,antes de escrever este artigo já tinha uma noção depois de estudar as letras destas 3 musicas de que naturalmente poderá ver da minha parte vindo uma busca por aproximar o mundo de Rhye com tendencias religiosas , mas isso será um conclusão propria sua , sobre o que eu acho que seja o mundo de Rhye prefiro não expor durante o artigo para não contaminar sua propria conclusão com a minha.


Vamos começar pela letra de My Fairy king :
''Na terra onde cavalos nascem com asas vitoriosas..''
-certo , temos cavalos e por sinal são alados.
''..e onde abelhas domesticas possuem ferrões..''
-temos aqui uma representação figurada de que tenta-se expressar a ideia que nesse mundo , nessa ''terra'' o selvagem pode se comportar como doméstico, ou seja a bondade predomina até nos instintos.

''..Há canções eternas..''
-estamos vendo que é um belo lugar , e até agora nos cria uma imagem de paz , de equilibrio.

''..cavernas de leões com familias de cervos..''

-mais uma vez nesse trecho o que relatei acima , o selvagem se portando como domestico , o instinto não sendo superior a uma bondade de equilibrio que nessa ''terra'' está reinando.


MAIS UMA VEZ DIGO , NÃO ESTOU TIRANDO CONCLUSÕES ARRAIGADAS DE OPINIÃO PESSOAL , TO TENTANDO AO MAXIMO SER LOGICO.


''..e rios feitos de vinhos tão claros fluem sobre a eternidade..''
-temos um reino eterno .. um reino calmo e muito belo..


''..dragões voam como pardais no ar e bebês cordeiros como sansão atravem-se a continuar , continuar , continuar''
-mais uma vez se reforça a ideia de um local com tamanho equilibrio e amor entre suas criaturas que dragões voam como pardais e cordeiros jovens apesar de tantas supostas ameaças que já foram citadas ,como leões e dragões, se atravem mesmo assim a continuar , ou seja o equilibrio é claro para todas as criaturas que nesta terra estão, a bondade predomina.


''Meu elfo rei pode ver coisas..''

-percebemos aqui que o interlocutor se refere a um rei , a alguem que ele chama de ''meu'' ou seja ele possue reverência a este rei , o aceita , e expressa que este rei , este elfo ou seja ser magico pode ver coisas , assim talvez esteja dizendo que este elfo ve mais que os demais, inclusive que o proprio interlocutor.


''..ele transforma-se no ar e volta as mares, aquilo não está lá para você e eu , ohh sim ele guia os ventos..''

-é um ser muito poderoso que todos inclusive o interlocutor percebe que ele alcança coisas longe da possibilidade do interlocutor e de você mesmo que está lendo este artigo.

''Meu elfo rei pode fazer tudo certo e nada errado..''

-estamos vendo uma revolta não do interlocutor, mas que ele expressa que o elfo está sentindo, pois sempre é cobrado a perfeição dele, ou seja O ELFO TEM UM SUPERIOR, que pode ser até mesmo a sua propria consciencia, a revolta se reforça nos proximos trechos.

-Então tornou-se um homem selvagem..''

-O SELVAGEM QUE NUNCA EXISTIO , AGORA APARECE, O PROPRIO FREDDIE MERCURY CONSEGUE FAZER PERCEBER QUE EM SEU TEXTO NÃO HAVIA SELVAGERIA E AGORA SURGE.

''..correm como ladrões e matam com facas..''
-o elfo tem suditos que se revoltaram com ele.


''pegam a força distante da mão magica, causando destruição na terra prometida..''

-seria esta força algo que não existia antes, sim claro! seria o mal! está obvio, e esta mão magica seria o SUPERIOR QUE CITEI ANTES, esta força , o mal não está na mão dele, estava longe e agora eles a pegaram e destroem A TERRA PROMETIDA..

''..eles transformam o leite em ácido, como o azul do sangue nas minhas veias , porque não posso ver isso?fogo queimando inferno com choros e gritos na chuva, FILHO DO CÉU sente-se e deixe-me ir , o mar torna-se seco sem o salgado gosto da areia, as estações voam não ajudando o tempo..''

-muitas , muitas alegorias e metaforas neste trecho , basicamente expressando o caos que esta força liberada está causando , e que a revolta do elfo cousou na ''terra''.

''dentes não brilham como perolas para olhos de homens pobres''

-claramente nesta terra está ocorrendo desigualdades , ele até cita em alguns trechos atras o sangue nobre , ou seja surgio o desequilibrio , surgio nobres e pobres.

''alguem apenas escoou as cores das minhas asas..''

-este interlocutor estava desde o inicio, ele não diz quando nasceu mas diz que viu a terra prometida e viu o caos com a revolta do elfo ser implantada , as cores de suas asas foram escoadas , ele estava com o elfo , no seu proprio ser ao seguir o elfo ele ve mudanças , se cores são perdidas , a ausencia de cor qualquer um deve saber , é o PRETO.Suas asas agora são negras.

''quebrando meu elfo circulo que ressoa, e a falcidade do rei em toda sua soberba mudaram as asas e erraram as mares , mãe mercurio , mecurio olhe o que eles tem feito comigo..''

-ele percebe que o elfo rei agora é soberbo , arrogante , as asas dele e de outros foram mudadas (podem der sido escoadas suas cores tambem), e ele se sente incomodado e se sente mal de ser o que ele se tornou, e clama a mãe mercurio para o ajudar.Numa letra aparentemente sem sentido vemos um mundo que estava em paz , em equilibrio virar um caos devido a um elfo que se revolta e toma as ''rédeas'' desta terra , traz uma força que deduso ser o mal para a terra , e cria um mundo que no final , você leitor , talvez concorde comigo , LEMBRA MUITO O COMPORTAMENTE HUMANO E A TERRA EM QUE VIVEMOS.
Agora eu vou dar minha opinião sobre a analise , claramente para mim que tenho conhecimento do cristianismo e tambem sei que é FATO que Mercury produzio 3 musicas religiosas para o album em que My Fairy king foi lançada (silver salmon , jesus e mad the swine) , mas somente uma foi colocada no set list para não causar impressão da banda seguir uma tendencia a religião que foi JESUS tambem escrita por Mercury,digo que essa historia me tras naturalmente , não forçadamente , naturalmente a alusão a uma historia que conheço do cristianismo que seria Lucifer se revoltando com Deus em seu mundo até então perfeito e causando o caos na terra, terra prometida , eden .. finalizando , criando o mundo que conhecemos, e o interlocutor seria um anjo decaido que viu tudo ocorrer e relata os fatos , a parte de mãe mercurio é a unica parte que não faz sentido nessa minha conclusão.
Continuando nesse ''reino fantastico'' temos no QUEEN II Seven Seas Of Rhye QUE ALIAS JÁ ESTAVA SENDO TRABALHADO DESDE O ALBUM EM QUE MY FAIRY KING FOI LANÇADO, OU SEJA O ALBUM QUEEN.

Esta musica seria a fala de duas hipoteses , a primeira (que cai como uma luva) de Lucifer para com a humanidade , já que ele foi tratado em, My Fairy King (esta é uma conclusão minha e menos provavel) , a segunda seria a fala de um Rei chamado Ryan que surgi no meio daquele caos que My Fairy King se desenrola e se direciona aos seus suditos.Como é uma fala , não vou analisa-la somente colocarei na intrega , pois as duas hipoteses QUE EU PENSO SER PLAUSIVEIS , já analisam o porquê da letra.


SEVEN SEAS OF RHYE (Sete mares de Rhye)


Ouçam-me, senhores e senhoras pregadores:
Eu desci à sua terra, lá dos céus!
Eu comando muitas almas, seus incrédulos!
Traga diante de mim o que é meu...
Os sete mares de Rhye!!
Você pode me excitar com seus animais de estimação e seus conselheiros privados....
Mas eu estava aqui antes mesmo que você abrisse os olhos!
E eu destruirei qualquer homem que ouse abusar da minha confiança...
Eu suei para que vocês fossem meus!
Os sete mares de Rhye...
Irmã - Eu vivo, eu existo por você!
Senhor - Faça e eu morrerei!
Vocês são meus!
Eu possuo vocês!
Eu estarei junto de vocês pra sempre!!
Agitar a maior correria...
Eu voarei!
Através de raios e trovões,
eu vou sobreviver!
Então eu desafiarei as leis da natureza
e vou sair vivo!
Então eu terei você,
vou com você:
Seus engravatados e sombrios senadores...
Anuncie o bem,
esqueça os gritos dos maus demônios!
Eu desafio os poderosos Titãs
e seus trovadores...
E com um sorriso eu levarei você
para os sete mares de Rhye!

Por ultimo , em conexão temos uma musica lançada posteriormente no album SHEER HEART ATTACK , tambem é uma fala , mas de quem eu não consegui buscar uma minima logica ,seria a musica Lily of The Valey.


Lily of the Valey (Lirio do Vale)

Eu estou procurarando para sempre uma elevação e o ponto baixo

Porque faz todos não me dizem nada

Neturno dos mares

Você quer uma resposta para me satisfazer ?

E que o lírio do vale não sabe

mentira !!!



Eu espero com olhos abertos

Eu continuo através dos céus

Eu sigo cada curso do reino

Para mim um cavalo

Cada vez que eu cresço mais

Serpente do Nilo

Realize-me por um quando

E moldou-me com seu período e deixar-me vão



Menssageiro dos sete mares voou

Está me dizendo que o rei de Rhye perdeu seu

Trono e nunca cessará .

Lá cronometram bastante para a paz

Isso é o que o lírio do vale não sabe ...


Uma hipotese seria que esta declaração provem do mesmo ser que relata My Fairy King, ele agora está no egito antigo , em crenças pagãs gregas que tambem serão arraigadas por romanos.Ou é apenas uma declaração de mais um ser não identificado, e tem uma frase nela que derruba minha tese sobre a metafora possivel de Seven Seas Of Rhye ser Lucifer em dialogo (digo ele porque a historia cristã de lucifer se encaixa como mostrei , claro que em uma conclusão minha , em My Fairy King) , que é quando ele diz que o Rei Rhye perdeu seu trono , nesse momento a minha ideia de que Seven Seas Of Rhye pode ser uma declaração de Lucifer a humanidade fica balançada, e na verdade a outra hipotese diz que seria um Rei da Terra de My Fairy King , alias muito sobre reis lá é citado, que está fazendo uma declaração aos suditos.No sim e no não seja uma metafora a historia do nascimento do mal na visão cristã ou seja um reino fantastico (o que é mais provavel), deixo claro que estas 3 musicas podem ser vistas por cada pessoa de uma maneira em especial. O que fiz foi analisar o reino criado nestas 3 letras , o mundo de Rhye, ou seja uma tradução literal , mas tambem tudo que está nas letras dessas musicas podem se vistas como metaforas que serão expressadas na introspecção de cada leitor e ouvinte delas.

Mais um ponto a salientar é que apesar da minha insinuação sobre Lucifer, ou seja que seriam 3 letras religiosas (pra quem não sabe , para evagelicos lirio do vale é Deus), nada em nenhum momento afirma um louvor de Mercury a este mito , se pensarmos no meu tipo de conclusão mesmo assim temos que analisar da forma imparcial vendo lucifer como um mito , um ser mitologico que Mercury usou sua historia possivelmente unindo com o nascimento do mal na terra e assim criando estas musicas, e detalhe está é minha conclusão , qualquer um assim como eu tambem pode ver as letras no aspecto imaginario , um mundo , sem metaforas em que Mercury só queriar criar uma historia, muito estranha diga-se de passagem.

O bom é ler a musica , ouvi-la e cada pessoa tirar sua propria conclusão do que ela lhe passa e do que ela significa pra si.

GOD SAVE THE QUEEN

Comentários

  1. eu achei muito boa a sua teoria, mas eu tenho a minha:
    Em pontos das musicas ele cita a terra prometida, que para os judeus é Jerusalém, e como todos sabem, ouveram as cruzadas, disputas entre Judeus, cristãos e mulçumanos.
    e em outro ponto, ele mostra que vai desfiar demonios, as leis da natureza, e já que estamos numa suruba mitológica, então a natureza poderia ser gaia.
    e se ele desafia as leis da natureza, desafia gaia, então ele desafia gaia!
    e Israel, significa aquele de desafiou deus, e israel, a milenios luta pelo dominio de jerusalem, então mercury deve ter tentado contar a historia da guerra, mas usando termos mais medievais e vikings, dando uma encrementada na historia...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post,mas eu também tenho a minha teoria.
    Primeiro que Fairy não signfica elfo,e sim encantado,ou seja um nobre,um ser mágico também,mas de poder.Tendo em vista que elfos era criaturas simples da floresta.
    Na parte onde diz '..e rios feitos de vinhos tão claros..fluem sobre a eternidade',representa o universo,afinal o vinho não é claro,é escuro,como a escuridão do universo,e os rios são intermináveis,como a eternidade do universo,e eles fluem como o cosmo e claros como as estrelas.
    Onde diz que o rei pode ver coisas e se tranforma no ar e volta as marés,é uma nítida expressão da presença de Deus,afinal Deus é tudo,todas as forças e tudo vê.
    E onde diz que ele não está lá para vc e eu,é mais uma prova disso,nos mostra que ele é invisível,não está lá para todos verem.
    Na parte onde diz que ele pode fazer tudo certo e nada errado,não há uma revolta,e sim uma prova de seu rei é perfeito,que não comete erros.
    Ali onde diz que ele tornou-se um homem selvagem está errada a tradução,o certo é,que 'então veio o homem selvagem na noite',ou seja o mal,veio durante a noite e não o rei se tornou mal.
    Essa terra perfeita que é descrita na música,lembra o paraíso,que há na Bíblia,tudo era perfeito até que o mal entrou no paraíso,o pecado.
    E após isso deixa-se de ser paraíso e torna-se inferno,como é descrito na parte onde mostra o caos.
    Ali onde diz que 'escoaram as cores das minhas asas',seria uma segunda pessoa,que não o rei,que lamenta a perda de sua liberdade,sua pureza.E onde quebram seu circulo encantado,seria a perda da aliança com Deus.
    E então 'o rei é humilhado com todo o seu orgulho',ou seja,quando o mal entrou no paraíso,trazendo o caos,o rei deixou de ser amado e respeitado,sendo assim humilhado.E então mudaram os ventos e as marés,lembrando que o rei é todas as forças da natureza.
    Ali no final da música,é uma lamentação daquela pessoa,à sua mãe,possivelmente a mãe natureza,lamentando toda a dor que o mal causou.
    Na Bíblia há,no antigo testamento,no Cântico dos Cânticos,uma citação sobre o Lírio do Vale,que é representado por uma figura símbolo de pureza,e na música diz que o Lírio não sabe,ou seja,o lírio seria uma figura que previa os acontecimentos e sendo consultado,não soube responder sobre o caos que se aproximava do paraíso.
    E a pessoa que o consultou,permaneceu ali esperando,possivelmente no topo da montanha,afinal é um vale,observando através do céus tempestuosos,cada curso do reino.
    Ali onde fala sobre a serpente,vale lembrar que o pecado é representado pela serpente,e ela já está entrando no paraíso e atacou aquele que vigiava.
    E ele pede que ela o liberte e livre do seu feitiço,e ela o liberta e ele ( o mensageiro) vai até o rei e anuncia que ele perderá seu trono,pq o mal está vindo.
    E o Rhye é esse rei encantado.
    E em Seven Seas Of Rhye,mostra o momento em que o mal entrou no paraíso,vindo do céu.Vale lembrar que Lúcifer era um anjo,e que querendo confundir,diz que vem do céu.
    Ou seja essas 3 músicas formam uma história realmente,começando no inicio de My Fairy King,seguindo para Lily Of The Valley,aí para Seven Seas Of Rhye e terminando no fim de My Fairy King.
    Essas músicas mostram que mesmo o Freddie sendo Zoroastra,ele tinha muito conhecimento sobre a história cristã.

    As traduções que tem na net,a maioria estão incorretas,então sempre consultem o tradutor,e verão que há inúmeras variações em uma palavra.

    Obrigada pelo post!! Aguçou minha imaginação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. A traducao das musicas tá errada.

    ResponderExcluir
  4. Legal...vc está certo...muitos cantores tinham suas musicas inspiradas sobre efeitos de varios tipos de intereferencia principalmente drogas e por que não também pelo mal...como eu disse elas foram inspiradas ...que traduzindo "de dentro" e de dentro do homem pode surgir tudo se nele não houver o que é bom...em relação a expressão se referindo a mãe mercury vc não achou explicação ...mas vi em um video que era uma homenagem a sua propria mãe por isso vc não encontrou conexão com o restante da letra...seria isso um pedido de socorro...pois fred parecia ter uma vida muito vazia....

    ResponderExcluir
  5. ,








    Gostei de ver sua interpretação, mas cheguei a conclusão ambivalente que Freddie, poderia estar também falando de si mesmo.Visto que o inferno pessoal dele começou qdo a fama chegou ele tomando as redeas de sua vida,perdendo a mulher q declarou ate a morte amar, conforme reportagem tinha vergonha de ser como era..., ainda assim me fascina tudo nele as letra,musicas, o ser humano, o homem com determinação de ser e fazer tudo que quiz.Amo profundamente este ser controverso, complexo perdido mas cheio de amor e conhecimento.....
    Parabens a voce, por suas psotagens.


    ResponderExcluir
  6. lady mercury case comigo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas