Queen ao vivo 1973 PARTE 2


Posteriormente ao concerto de Leeds no Town Hall no dia 12 de Novembro de 1973, o qual eu terminei a primeira parte deste artigo, o Queen fará mais 3 concertos , serão em :
Black Burn na Inglaterra,Worcest e Lancaster tambem na Inglaterra, estes concertos serão realizados nos dias 13,14 e 15 de Novembro.
No dia 17 de Novembro em Liverpool é realizado um show do Queen em apoio ao Mott The Hopple (caracteristica desse periodo), mas em especial este show será gravado por um dos roadies do Queen, Ken Testi, em uma fita de 60 minutos. Ele registra somente 30 minutos de show , pois ele queria salvar o lado B da fita para o concerto do Mott The Hoople.
Este é o melhor som gravado da primeira turnê do Queen , revelando uma banda com fome para conquistar o mundo, ou pelo menos uma pequena parte desta banda. Uma versão pomposa de Father to son e Hangman são capturadas neste show.
A duração da gravação de Ken testi tem 32 minutos , as músicas gravas foram
: Pocession , Father to Son , Son and Daughter,Ogre Batlle,Hangman,Keep Your Self Alive,e uma parte de Liar.
Um registro espetacular e histórico para a carreira da banda , que mostrava que uma grande e criativa soma ao rock mundial estava nascendo, isso no mundo inteiro já se via com os comentários dos jornalistas europeus e americanos sobre o álbum de estréia Queen, comparações ao The Who e Led Zeppelin eram constantes.
Após este show em Liverpool o Queen realizará mais dois shows , obviamente na Inglaterra já que está apoiando a turnêr inglesa do Mott The Hoople.Serão no dia 18 de Novembro em Hanley no Victoria Hall,e no dia 19 de Novembro, Wolverhampton no Civic Hall.
No dia 20 de Novembro eles realizaram um show em Oxford no chamado New Theatre , o set list desta apresentação é conhecido e tambem há uma gravação em áudio, ele foi
:
Procession, Father To Son, Son And Daughter, Ogre Battle, Hangman, Keep Yourself Alive, Liar, Jailhouse Rock medley, Bama Lama Bama Loo.Existe além da gravação do show propriamente dito , uma gravação dos testes de som deste mesmo show,eles possuem uma qualidade média , mas bastante interessantes de ouvir, há por exemplo uma versão de Ogre Batlle apenas com baixo , bateria e vocal.Freddie tambem pragueja muito durante este ensaio, e alguns membros da banda chegam a dizer ''Fuck Off'',como sempre muito perfeccionistas.
Existem 42 minutos desse show gravado , mais 21 minutos do teste de som, com isto o set list fica:
Teste de som :(Ogre Battle, Procession, Father To Son, Son And Daughter, Bama Lama Bama Loo, Keep Yourself Alive)-Show :Procession, Father To Son, Son And Daughter, Ogre Battle, Hangman, Keep Yourself Alive, Liar, Jailhouse Rock medley, Bama Lama Bama Loo.
Os proximos shows da banda serão :
21 de Novembro, Preston, Guildhall;
22 de Novembro, Newcastle, City Hall;
23 de Novembro, Glasgow, Apollo Theatre;
25 de Novembro, Edinburgh, Caley Cinema;


No dia 26 de Novembro acontecerá um show em Manchester no Opera House, mais uma gravação que existe composta de 42 minutos deste show, o set list realizado foi:
Procession, Father To Son, Son And Daughter, Ogre Battle, Hangman, Keep Yourself Alive, Liar, Jailhouse Rock medley, Bama Lama Bama Loo
.
Não existem muitas gravações completas de shows do Queen desta época , isto faz esta fita ser uma fita preciosa, gravada pelo público e de qualidade média.
É perceptivel a interação que o publico está tendo com a ''nova'' banda e a boa recepção que eles estão cada vez mais se esforçando a fazer para com eles , tambem é destacável a timides de Freddie frente ao publico , como eu li em um site , ele nesse momento se assemelha neste aspecto a Robert Plant do Led Zeppelin em 1969.
O próximo show é em Birmingham no Town Hall no dia 27 de Novembro, não se conhece o set list deste show , então especula-se que foi :
Procession, Father To Son, Son And Daughter, Ogre Battle, Hangman, Keep Yourself Alive, Liar, Jailhouse Rock medley, Bama Lama Bama Loo.Rob Halford do Judas Priest foi neste show e mais tarde ele se recorda que o Queen foi uma banda de Heavy Metal incrivel, eles os tranportavam ao mundo de suas músicas.
Freddie neste show faz mudanças nos vocais em coro de Hangman, faz acelarações na música e inclusive uma improvisação vocal bem grande.
Quem viu o show relembra que Freddie Mercury estava muito nervoso e chegou até a tropeçar em um alto falante.
Este show teve uma gravação feita pela audiência onde teremos de set list :
Procession, Father To Son, Son And Daughter, Ogre Battle, Hangmam e Keep Yourself Alive cortada, ou seja é uma gravação incompleta.

Realizarão um próximo show no dia 28 de Novembro em Swansea no Brangwyn Hall.
Posteriormente será realizado um concerto em Bristol no Colston Hall no dia 29 de Novembro com o set list :
Procession, Father To Son, Son And Daughter, Ogre Battle, Hangman, Keep Yourself Alive, Liar, Jailhouse Rock medley, Big Spender, Bama Lama Bama Loo.Freddie inicia em Jailhouse Rock um pouco de Stupid Cupid mas dá continuação como ele faria e tambem faz algumas referências nesse Medley ao clássico Shake, Rattle and Roll.
Ele mais uma vez faz a sua homenagem a Little Richard, acrescentando algumas letras do Tutti Frutti de Bama Lama Bama Loo.
Existe uma gravação de 43 minutos deste show , se trata de uma gravação incompleta de baixa qualidade feita pela audiência, ela só é incompleta porque um pedaço de pocession foi cortado do inicio.
Os próximos shows serão:
30 de Novembro, Bournemouth, Winter Gardens;
1 de Dezembro, Southend, Kursaal;
2 de Dezembro, Chatham, Central;
6 de Dezembro, Cheltenham, College;
7 de Dezembro, Londres, Shaftesbury Hall;
8 de Dezembro, Liverpool, University;
No dia 14 de Dezembro o Queen fará dois shows (tarde e noite) em Hammersmith Odeon em Londres.
O último show do ano , agora não apoiando o Mott The Hopple, mas uma outra grande banda chamada 10CC, será a ultima vez que eles usam a versão ''pré queen'' de pocession, foi realizado em Liverpool no Top Hank Club no dia 28 de Dezembro de 1973
AQUI TERMINA A ANALISE DOS SHOWS DE 1973,O QUEEN ESTAVA CHEGANDO DEFENITIVAMENTE PARA FICAR E CONQUISTAR SEU ESPAÇO
.
GOD SAVE THE QUEEN.

obs:eu consegui achar fotos do show de oxford , mas somente em tamanho minusculo , para ver elas grandes tem que pagar 100 libras , eu tentei de todas as formas , se alguem consegui essas fotos com certeza da procedência de oxford, por favor me avise.

















Comentários

Postagens mais visitadas