UNTOLD HISTORY PARTE 1


PARTE 1
Este filme mostra a nunca divulgada história de Freddie Mercury, levando a visão do homem por trás da música e examinando suas estranhas e pouco divulgadas raízes. Viajando no passado e na cultura até a terra e ao berço de Farrock Bulsara.
Nada em Zanzibar celebra ou relembra a importância de Freddie Mercury.
Essa situação é relatada pelo artista e amigo de escola de Freddie Mercury , John da Silva:
‘’Deveria haver alguma coisa, uma placa, alusiva a Freddie Mercury. Acho que o Freddie se desenvolveu muito bem.Na verdade Zanzibar só teria a ganhar com isso.
Freddie possuía uma irmã chamada Kashemira , atualmente Kash Cooke.Ela descreve Zanzibar em poucas palavras:
‘’É muito tropical, tem belas praias e um mar lindo. Faz muito calor. E é exatamente assim. Intocada. Suja, mal cheirosa. Um bom lugar para se passar férias, mas não para morar!’’
Ele nasce em 5 de setembro de 1946 , e estranhamente coincidindo com o ano-novo persa.
O hospital em que nasceu chama-se ‘’YAHMAZIMMOJA ZANZIBAR’’ (significa Hospital Governamental de Zanzibar’’)
Nesse dia, Farrock Bulsara viu, pela primeira vez, a luz ofuscante do mundo.
Uma das enfermeiras, Alihassan, relata:
‘’Era um rapaz saudável de 3 kg, e nasceu numa quinta feira. O nome escolhido foi Farrokh’’ (pronuncia-se FÁROUQUI)
Jer Bulsara (mãe de Freddie) explica o porquê do nome:
‘’Naquela época, o nome estava muito na moda entre nós persas. E eu quis chamá-lo assim’’.
A família de Farrokh era de etnia persa, de classe alta, a qual trabalhava para o governo britânico. Desde pequeno foi alvo de atenção publica , depois de uma foto sua tirada na loja CAPITAL ARTS STUDIO vencer um concurso local.
Farrock absorve muitos sabores culturais retratados de comerciantes árabes, pescadores africanos e expatriados coloniais com quem ele convivia.
No caminho para escola, parava no restaurante CAMLURS, cujo pátio era o seu santuário preferido para brincadeiras e relações sociais com seus colegas.

PARTE 2
Mas seu local favorito era o Porto da Cidade de Pedra de onde passava tardes vendo os navios no horizonte e sonhando com terras distantes, alem de música estrangeira.
Sempre em festas ou reuniões sociais , quando alguém lhe pedia não hesitava em cantar , de música indiana à música inglesa.
Frase de sua mãe:
‘’Ele se sentia orgulhoso por fazer as pessoas felizes mesmo nessa idade. ’’
Freddie Mercury, frase de 1985:
‘’A felicidade é a coisa mais importante. Se estou feliz isso se reflete no meu trabalho. Basicamente, eu só quero ser feliz, ganhar muito dinheiro e comprar muitas coisas’’.
Foi no templo DO FOGO de Zanzibar, aos 7 anos de idade , que farrock se tornou membro da religião com uma cerimônia navjote , o pungente ritual de iniciação parse , observado pelos seguidores do antigo profeta Zaratustra.
Khojeste Mistree, teólogo parse, relata:
‘’Á principal diferença da nossa religião e as outras do mundo, é que, para nós, a vida é uma celebração’’.
Uma das distrações de Farrock era ler revistas ocidentais com Kash Cooke para se manter atualizado sobre acontecimentos no ocidente, mesmo estas revistas chegando com meses de atraso, ainda assim, eram notícias e ele era fascinado por estar atualizado em relação ao ocidente.

PARTE 3
Aos 8 anos e meio, Farrock realiza seu sonho de sair de Zanzibar e é enviado a um colégio interno indiano no verão de 1955 .
Atravessou o vasto oceano, numa viajem de 2 meses, Farrock enfim chega à Bombaim, a única coisa que lhe distraia durante o estresse de viajar sozinho e tão novo era suas tentativas de tentar imaginar o continente que o esperava.
Com 16 milhões de habitantes. Bombaim é um choque cultural para o pequeno Farrock, já que Zanzibar tinha somente 60 mil habitantes.
Então pega o trem rumo ao sudoeste, vendo pela janela pela primeira vez, a profunda pobreza do continente africano.
Na saída, pega um ônibus rumo a Panchgani, a ‘’Meca’’ da província de Maharasthra, a 1334 metros acima do mar. Antes de seus 9 anos, Farrock chega à cidade que será a sua pelos próximos 8 anos e se matricula na escola inglesa da Igreja de St. Peter, a escola foi fundada em 1902, um colégio interno público que existe muito bem estruturado até os dias atuais.
A data exata da chegada de Farrock foi dia 14 de Fevereiro de 1955.
Destacou-se em musica, esportes e arte. Rapidamente lhe surge um apelido, os alunos começam a chamar-lhe FREDDIE.
Freddie é expulso do colégio em 25 de fevereiro de 1963, depois de ter sido reprovado no exame do décimo ano.

PARTE 4
Os jornais da escola na época revelam que ele foi ator em diversas peças, muito freqüentemente fazendo papel de mulher.
Nas festas da escola, começava a cantar em público encantando com clássicos ‘’O sole mio’’ e ‘’Champ of the gypsies’’
Era um ótimo boxeador, jogador de tênis imbatível, bom cantor, pianista incrível, mas um medíocre corredor em trilhas.
Carta de Farrock:
‘’Panchgani , 5 de fevereiro de 1958.
Queridos pais, espero que estejam bem e que a gripe de Kash tenha passado.
Não se preocupe, estou bem.
Eu e meus amigos da Ashley House somos uma segunda família. Os professores são rígidos. A disciplina é a coisa mais importante aqui em St.Peter.É com muito orgulho que conto que recebi o grande troféu. Melhor maçador Júnior. Tiraram minha fotografia que vai sair na revista anual do colégio. Estou orgulhoso e espero que estejam tbm.
Mandem beijos á Kash. Adoro minha irmã e a vcs tbm.
Farrock.’’
Kash Cooker-
‘’Lembro-me de quando ele ia voltar para o colégio interno e estávamos o preparando para a viagem de navio. Ele quis me dar um presente de despedida. Escolhi um prendedor de cabelo
Disse: Quero este.
Ele disse:
- ‘’Não pode, muito caro. Escolha outra coisa. ’’
Se não pode ser esses, não quero nada!’’
- Ohh Então tudo bem!

E comprou os prendedores. Lembro-me muito bem disso. Desde essa época ele era muito generoso. Era a natureza dele’’.
De volta a Bombaim, Farrock absorve mais peculiaridades culturais. Em férias mais curtas, ficava com a tia em Bombaim, Sheroo Khory. Foi ela quem descobriu seus primeiros sinais de talento artístico.
‘’Numa ocasião, acho que ele tinha nove anos, Freddie vinha correndo depois do café, o rádio estava ligado, e quando a música terminava, ele subia no banco e cantava a música anterior. Dizia eu, ele precisa ter lições de música, ele tem ouvido para a música’’.

PARTE 5
Carta de Farrock:
‘’Queridos pais, estou muito feliz por deixarem que eu tenha aulas de piano. Estou gostando muito. A Sra. Smith é muito simpática. Estou progredindo muito. Pratico muito e adoro cada minuto. Mas tenho que lhes contar outra coisa. Bruce Murray teve a idéia de formar um conjunto e me convidou para participar. Escolhemos o nome HECTICS. Além do Bruce e de mim, Victory Rana, Derrick Brancke e Farang Irani vão entrar no conjunto.
Amanhã faremos o primeiro ensaio.
Estou muito animado.
Beijos, Farrock. ’’

(Então nascia, a primeira banda de Farrock Bulsara, e seu ensaio para se tornar a ofuscante estrela do Rock de mais tarde)

A primeira paixão de Freddie na escola foi por Gita Choksi, além de ser o primeiro amor não correspondido de Freddie, Gita foi uma das mais fervorosas fãs dos Hectics.

O coro da escola de St.Peter tinha uma função romântica crucial na vida dos internos , pois era a rara oportunidade de os alunos das escolas femininas e masculinas se reunirem.
Thrity Anklesaria, ex aluna do colégio , diz com sorriso no rosto:
‘’No coro, as moças e os rapazes se sentavam juntos. Era nessa hora que passávamos as cartas de amor’’
‘’Ficávamos atrás dos outros rapazes que eram muito mais bonitos. Nunca pensei nele, ele era pouco notável, tinha os dentes para fora e o cabelo liso oleoso. Sei que ele gostava muito da Gita . Mas ela não estava interessada nele. ’’

Gita:
‘’Se o Freddie gostou de mim, nunca me disse’’.




Freddie:
‘’Panchgani, 15 de março de 1962.
Queridos pais, neste exato momento estou furioso porque me fizeram uma terrível injustiça. Estávamos todos no dormitório da Lawrence Villa. Victory , Farang , Derrick e todos os outros rapazes. Foi quando de repente Bruce.... ’’

continuação PARTE 6
‘’Bruce começou a me bater.
Vamos lutar boxe, ele disse. Apesar de eu recusar, ele avançou. Pouco depois, contra a minha vontade, começou uma luta de boxe e eu estava no meio. Os rapazes gritavam e atiravam almofadas em nós. Por causa do barulho, o Sr.Davis entrou e acabou com a luta.
Bruce mentiu e disse que eu tinha começado e que ele estava só se defendendo. Os rapazes o apoiaram e o Sr.Bazin , o diretor , decidiu que eu tinha de ser castigado. E que castigo terrível escolheu para mim! Tive de ir ao barbeiro e cortar o cabelo muito curto. Odiei o Bruce por isso. Sabe o quanto gosto do meu cabelo. Nunca mais serei o mesmo.
Estou muito triste e muito zangado.
Farrock’’

Bom, que este rígido e autoritário sistema, cujas estranhas tradições permanecem inalteradas por 50 anos, tenha criado um dos seres humanos mais originais, pode parecer irônico.
Mas a individualidade única de Freddie surgiu como reação de adolescente á pressão para seguir as normas.

A tia de Freddie, Sheroo Kory diz:

‘’Um dia lhe perguntei: quer pintar?’
‘’Sim, quero!’’ Ele disse.
Eu sabia que ele tinha pintado os cartões de boas festas. Dei a ele tinta óleo. Disse para desenhar primeiro um esboço dos cavalos.
Foi a primeira vez que descobri que ele tinha talentos’’

Alem do entusiasmo musical, Freddie era tbm um artista plástico de grande talento.

PARTE 7
A Sra.Smith, filha do professor de artes de Freddie lembra-se de um de seus mais estranhos comportamentos:
‘’Quando Freddie tratava de alguém por ‘’querido’’, ficávamos chocados! Não se dizia essas coisas em público! Ficávamos todos chocados! Não se ouve um rapaz chamar outro rapaz de ‘’querido’’. Na época , nem se dizia isso em público a uma moça!
Ouvir alguém dizer ‘’querido’’ a outro rapaz... ’’

Gita R. Choks, levada a St. Peter pela produção de Rudi Dolezal, já citada no inicio do tópico, relata no documentário:

‘’Estamos aqui, no que considero terreno sagrado!
Este é o palco do salão da escola de St.Peter , onde Freddie e os Hectics montaram abanda e o espetáculo. Acreditem, fico arrepiada, tenho arrepios na espinha, porque estou voltando quase 40 anos no tempo! Eles ensaiavam no salão. Tocava Elvis Presley e Pat Boone, mas os Hectics estiveram aqui em carne e osso. Foi maravilhoso. Freddie tocava piano, Victory estava na bateria, Farang tocava baixo. O baixo era um instrumento único! Era um baú de chá. Literalmente, um baú de madeira. Com bambu numa extremidade e um cabo, talvez dois, não me lembro. Era o baixo que usavam. Mas a música era maravilhosa!

Sobre os Hectics, Joseph L Davis, ex professor de Freddie comenta:

‘’Ele tocava piano. Se tirássemos o piano, nada restaria dos Hectics. Todos os sintomas estavam lá.
Muito barulho, e devo dizer, muito melodioso. Até pessoas como eu gostavam da música deles.’’

PARTE8
Amigo contemporâneo a Freddie na escola, Zahid Ali Abrar, diz sobre as primeiras apresentações de Freddie Mercury em um palco:

‘’Ele não tinha medo dos palcos, mas era um rapaz tímido. Mas quando estava no piano, entrava em êxtase! Era como se estivesse, em termos muito diretos, tendo orgasmos múltiplos!’’


Gita R Choks comenta:

‘’Freddie e os Hectics eram mais importantes para nós do que Elvis. Tínhamos orgulho deles. ’’

Kahid Ali Abrar, continua:

‘’Todo ambiente, Panchgani, o clima, a educação, era tudo tão calmo, sobrava tempo para cultivarmos nossos sonhos. O sonho dele era se tornar músico.
Sonho que realizou.
Acho que foi um local muito, muito agradável... Para criar uma estrela como Freddie, e um belo ponto de partida. ’’

Antes de sair do colégio interno, Freddie, 14 anos, rabisca no livro de um amigo:

‘’ Pinturas modernas são como mulheres. Não podemos desfrutar delas se tentarmos
Entende-las. ’’

PARTE 9
Freddie tinha voltado a Zanzibar há dois anos , quando , em Janeiro de 1964, estourou uma revolução sangrenta e os Bulsaras trocaram a ilha pela segurança da Inglaterra.
Lá se instalaram em Feltham, subúrbio de classe operária perto de Heathrow, casa de número 22, a primeira em que Freddie morará na Inglaterra, futuro país que selará seu destino com o mundo.

Peter Freestone (futuro assistente pessoal de Freddie Mercury):
‘’Se Freddie tivesse escolha... teria nascido aos 21 anos, em Feltham’’.

Nem uma queda drástica do padrão de vida poderia diminuir o entusiasmo de Freddie pela mudança.

Jer Bulsara (mãe de Freddie)

‘’Quando chegamos era verão. Acho que era Maio. Mas sentíamos muito frio. ’’

Kash Cooke (irmã de Freddie):

‘’Minha primeira impressão do país foi negativa, porque fazia muito frio. Pensava: porque meus pais nos trouxeram para cá?’’

Jer Bulsara:

‘’Na Inglaterra, tínhamos pouco do que estávamos acostumados a ter. Em primeiro lugar, não tínhamos criados. Tínhamos de fazer tudo. Teríamos de procurar um emprego para ganhar a vida. Portanto, sabíamos de algum modo, o que nos esperava. ’’

Freddie ficou animado com a vinda, ele ficava dizendo:
‘’Vamos dar força um para o outro, vamos conseguir’’, ‘’ foi isso que nos ajudava’’, completa Jer Bulsara.

PARTE 10
Um dos primeiros empregos de Freddie foi de empilhador de caixotes em um complexo industrial. Era motivo constante de piadas por ter mãos de mulher, quando isso o acontecia somente falava:
‘’Vou ser artista’’.

Kash Cooke:

‘’Freddie era diferente dos outros... rapazes de sua idade. Naquela época , usava-se cabelo comprido e desarrumado. Mas quando chegamos, Freddie tinha aquele ar muito ultrapassado, á moda ‘’Cliff Richards’’, muito brilhante o cabelo, alem de puxado para trás e levantado na frente. Tinha esse visual. Sempre que saiamos juntos ou estávamos no ponto de ônibus, eu ia sempre atrás, pois não queria que pensassem que estava com ele, hahahahah’’.

Jer Bulsara:

‘’Ele usava cabelo comprido naquela altura. Eu disse: Isso não é bom... ’’
Ele disse: ‘’Todo mundo está usando, mãe. Os universitários, o filho do vizinho também’’.
Portanto tive que deixar que ele usa-se.
Tive de deixar. ’’

Freddie não pôde entrar na escola de arte por não ter qualificação acadêmica.


Então, no outono de 1964, quando ia fazer 18 anos...

PARTE 11
Inscreve-se na escola politécnica de Isleworth, formando-se, na primavera de 1966, com nota máxima.
Freddie Mercury:

‘’Não posso passar o dia na cama, sem fazer nada. Acho que é uma perda de tempo. Quase não leio livros. Acho perda de tempo. Vão me matar por isso!
Tenho de fazer alguma coisa todos os dias. Quero me sustentar. Não acordo todas as manhãs dizendo:
‘’Estou acabado’’?
(Freddie aponta para cima) Ele está cuidando de mim... ’’

No outono de 1966, Freddie começou a fazer desenho gráfico na escola de artes de Ealing. Foi lá que ele se tornou finalmente parte integrante do mundo boêmio musical de Londres dos anos 60.

Jerry Hibbert, amigo de Freddie na escola, relata:

‘’A escola de arte de Ealing tinha tradição de criar bons músicos. ’’

Jer Bulsara (mãe de Freddie):
‘’Ele falava disso, na época eu não prestava muita atenção. ’’


Brian May:

‘’Lembro que Freddie fazia desenhos de todo mundo. ’’

John Taylor (Baixista das bandas Ibex e Wreckege, que futuramente Freddie fará parte).

‘’Ele era um ótimo artista. Contornos, carvão... Ele tinha um catálogo de coisas. Fez imensos retratos de Hendrix que eram um trabalho brilhante!’’

Peter Straker (amigo de Freddie Mercury, até a sua morte).

‘’Era um ótimo artista. Sua noção de cor e graduação era espantosa!’’.

Kash Cooker:

‘’Às vezes, eu tinha trabalho de casa para fazer e tinha de desenhar algo. Pedia para ele desenhar. Coisa que ele detestava. Mas me ajudava porque eu também o ajudava, modelando para ele. Eu sabia que se ele fizesse meus trabalhos, eu tiraria nota boa. ’’

Comentários

  1. Hi are using Wordpress for your site platform?
    I'm new to the blog world but I'm trying to get started and create my own.
    Do you need any html coding expertise to make your own blog?

    Any help would be really appreciated!
    Also see my webpage - Cooking Games

    ResponderExcluir
  2. I blog often and I truly appreciate your content. This great article has truly peaked my interest.
    I'm going to take a note of your website and keep checking for new information about once per week. I subscribed to your RSS feed too.

    Feel free to surf to my web blog; asics gel noosa tri 7 for women

    ResponderExcluir
  3. Thanks , I've recently been searching for information approximately this topic for a while and yours is the greatest I have discovered till now. However, what about the conclusion? Are you positive about the source?http://smilen.zoomi.in/oxwall/link/61707 http://mapri.org/modules.php?name=Your_Account&op=userinfo&username=RoselladBest

    Here is my website bola zoom sbobet tentang
    my web site :: sbobet

    ResponderExcluir
  4. Excellent post. I was checking constantly this blog and I am impressed!
    Extremely useful info specially the last
    part :) I care for such information a lot. I was looking for this certain information for
    a long time. Thank you and good luck.

    My site: levitra

    ResponderExcluir
  5. Hi there all, here every person is sharing these knowledge, therefore it's pleasant to read this webpage, and I used to visit this web site daily.http://www.trinicenter.com/modules.php?name=Your_Account&op=userinfo&username=JolinexWashingtonhttp://www.punkiz.biz/link/50346

    Feel free to surf to my web page - cheap jersey holidays
    my site > cheap jerseys usa

    ResponderExcluir
  6. Hi, for all time i used to check webpage posts here early in the daylight,
    as i like to learn more and more.http://be4game.com/blogs/user/SkyefrauoChttp://www.
    sexpoodles.com/links

    My website - nfl jersey shop

    ResponderExcluir
  7. Hey there! This post couldn't be written any better! Reading this post reminds me of my good old room mate! He always kept talking about this. I will forward this page to him. Fairly certain he will have a good read. Many thanks for sharing!

    Also visit my website ... tungsten rings and bands
    my web page > tungsten rings and bands

    ResponderExcluir
  8. Your way of telling everything in this piece of writing
    is in fact good, all be able to simply know it, Thanks
    a lot.

    Also visit my webpage ... judi online

    ResponderExcluir
  9. My relatives always say that I am killing my time here at web, but I know
    I am getting know-how all the time by reading thes fastidious articles.


    my weblog 401k limits fiscal cliff

    ResponderExcluir
  10. Thanks for sharing your thoughts about stainless steel bracelets with diamonds.
    Regards

    Feel free to surf to my page ... tungsten rings and bands

    ResponderExcluir
  11. May I simply say what a relief to uncover somebody that genuinely knows
    what they are discussing online. You certainly
    know how to bring an issue to light and make it important.

    A lot more people need to read this and understand this side of your
    story. I was surprised you're not more popular because you surely have the gift.


    My web page - Chord Gitar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas