UNTOLD HISTORY PARTE 4



Montserrat :

‘’Para o meio da ópera , foi um revolução , uma verdadeira revolução.’’

Sir Tim Rice:

‘’A canção Barcelona era maravilhosa. Era exagerada , melodramática , mas em muitos aspectos , era ópera de verdade.’’

Mike Moran :

‘’Ainda me arrepio quando a ouço. Ouvi-a milhares de vezes.’’

David Richards (co- produtor do álbum Barcelona)

‘’Ele não cabia em si de contentamento com o projeto. E tudo tinha de ser perfeito. Havia flores na sala de controle para a chegada dela. Ele insistiu que o estúdio em Londres redecorasse o banheiro feminino caso ela quisesse usá-lo.’’

Mike Moran : ( co-produtor do álbum Barcelona )

‘’ Lembro que Freddie me disse : ‘’Não posso subir ao palco como normalmente faço , porque ela é cantora de ópera. Talvez seja melhor ser mais discreto.’’ É claro , o que ele esqueceu temporariamente é que ela é uma diva da ópera. Quando ela subiu ao palco , parecia um vulcão em erupção. Logo que ela começou , ele olhou para mim : ‘’ nossa , tenho concorrência! Aba’’

Montserrat:

‘’O ano que passamos juntos foi um momento maravilhoso da minha vida. Nunca me esquecerei. Um dos mais surpreendentes , belos e felizes da minha vida. Quer dizer , era como uma extensão , uma janela aberta ao mundo . Muitas , muitas pessoas , jovens , freqüentam hoje em dia a ópera devido meu trabalho com Freddie. Dizem ‘’Queríamos muito descobrir quem é a mulher que grita tanto junto a Freddie , hahaha. Estamos muito gratos a vocês dois porque , dessa forma , podemos ouvir dois mundos unidos pela primeira vez .
Um dia estávamos juntos , e ele disse diante de muitos amigos: ‘’Adoro música , e ela é a musica.’’. Já recebi muitas propostas pra fazer a mesma coisa de novo. Mas sabem ... tem de ser ... tem de ser ... algo muito especial , depois de Freddie Mercury e eu termos cantados juntos. Muito especial.’’



No inicio dos anos 80 , cansado do estrelato e da invasão de privacidade , Freddie deixou a Inglaterra para um período de exílio e prazer. A cidade festiva que mais convinha era Nova York.
Alguns dos membros participantes da carreira de Freddie nesse momento se apresentam:

‘’Sou Reinhold Mack. Produzi alguns álbuns do QUEEN e um dos álbuns solos de Freddie Mercury.’’

‘’Chamo-me Walter Yetnikoffui , chefe de produção de Freddie Mercury quando editamos seu álbum solo , Mr Bad Guy.’’

Munique também tinha um anonimato libertado para Freddie Mercury. Sobre esse
ponto , Peter Freestone relata:
‘’Todos sabiam quem ele era , mas também que ele não queria ser reconhecido , portanto , todos mudavam de calçada na rua .. cochichavam , mas o deixavam em paz.’’

Reinhold Mack :
‘’Ninguém o tratava como se ele fosse uma estrela. Não pediam autógrafos , viam-no como ele era , o tipo simpático que pagava muita bebida.’’

Freddie Mercury :
‘’Quando fui ao Rio de Janeiro , o carnaval já havia acontecido. Mas aqui em Munique , há o fasching , e eu participei. Nossa , eles sabem muito bem gingar! Não param! Eu virei do avesso! Não me disseram q o fasching terminava na terça feira de Carnaval.Uns dias antes eu já estava acabado! Vivo a vida ao máximo. Todos os dias são fasching para mim.’’



Walter Yetnikoff:
‘’Gostei dele porque era agitado , efusivo , entusiasmado , e um bocado bêbado hahaha Estou medindo as palavras , Freddie Mercury era um gênio. Quando se é um gênio , a sociedade nos permite certas liberdades. Podemos agir de forma diferente. Esperam isso de nós. Gostei da musica que ouvi , chamada Mr Bad Guy , no estúdio. Fico com Freddie Mercury e não com o QUEEN.’’

Freddie Mercury :
‘’É ultrajante , para mim , também foi novidade , porque permiti que uma orquestra enlouquecesse , em vez de controlá-la. Disse : toquem todas as notas que nunca tocaram na vida!. Eles enlouqueceram completamente. Portanto , nessa faixa , há uma Guerra Mundial.’’ ( se referindo a musica Mr Bad Guy)


Apesar de ser adorado pelos fãs, Mr Bad Guy foi um fracasso comercial.

Walter Yetnikoff:
‘’Vendeu 160 mil discos , o que para outra pessoas teria sido um resultado interessante. Para um membro do QUEEN , foi uma grande desilusão. Não foi um dos melhores negócios da minha vida. Apesar de não ter sido o êxito esperado, ainda bem que o fizemos juntos , fica gravado na minha memória.O fato de não ter dado tão certo..
foda-se!Não sei se querem cortar esse palavrão do vídeo hahaha.’’´

Reinhold Mack :
‘’Ele era absolutamente um gênio. Disse-lhe isso muitas vezes, e ele dizia: -‘’Você que é um gênio!’’.Quando fazíamos o álbum do QUEEN HOT SPACE, começamos na Suíça e depois fomos para Munique. Freddie foi padrinho de um dos meus filhos, simplesmente porque fizemos uma aposta, eu disse ... (continua)



Reinhold Mack:

‘’Quando fazíamos o Hot Space , começamos na Suíça e depois fomos a Munique. A medida que o tempo passava , tornou-se pior e ninguém aparecia para gravar. As pessoas iam esquiar. Freddie assim foi padrinho de um dos meus filhos, simplesmente porque fiz uma aposta. Disse que é mais fácil conceber e dar a luz a uma criança do que ele terminar o álbum. Por uma semana ganhei a aposta. Mas depois perdi (assim Freddie ‘’tem um filho’’), Freddie levou muito a sério a tarefa de padrinho. Deu-lhe um faqueiro e ursos de pelúcia enormes. Todo o tipo de coisas. Não parava de perguntar ‘’Ele come bem , o que lhe dão de comer?’’ Acho que ele se preocupava mais do que a própria mãe, hahaha’’

Mick Rock :
‘’Em Nova York , podia freqüentar o lado marginal. Era por isso que eu estava aqui , e também porque muitas pessoas , inclusive Freddie , tinham vontade de passar muito tempo aqui.’’

Peter Freestone:
‘’Se íamos ao The Saint , em Nova York , ele entrava na fila como todo mundo , em vez de ir chegando e entrando , porque ele não queria ser visto como uma estrela . Mas todos diziam : ‘’ Freddie Mercury está na fila!’’.



Mick Rock:
‘’Freddie era um aventureiro. Ambos queríamos viver o risco . Era possível em NY como em nenhuma outra cidade. No fim dos anos 70 e no inicio dos anos 80 , era realmente ... quando se fala de decadência , era a cidade em que se podia ser decadente.Podíamos assumir os aspectos mais extremos da personalidade. Era isso que NY tinha de excitante. È claro que foi isso que matou muita gente ao longo dos anos e que quase acabou por me pegar também. Estou certo de que foi aqui em NY que ... Freddie contraiu a doença que ... o matou.’’

Apesar de às vezes considerar Montreux muito parada , a crescente admiração do Freddie pela sua beleza tranqüila , no final dos anos 80 , fez ele comprar um apartamento na cidade e passou o tempo decorando-o. Isso o distraiu parcialmente do assunto mais importante. Apesar de todos terem ouvido falar da doença em diversas formas , a noticia de que Freddie era soropositivo foi igualmente devastadora para os que lhe eram próximos.

Mary Austin:
‘’Recebi um telefonema do medico do Freddie dizendo que ele não atendia os telefonemas e que eu pedisse q ele ligasse , coisa que eu fiz. O medico voltou a me telefonar e disse :’’ Ele ainda não me ligou.’’ Então , insisti. Finalmente fiquei sabendo porque o medico precisava falar com Freddie. Achei que o meu coração ia sair do meu corpo.’’

Jim Hutton:
‘’Acho que a reação imediata de todos é: ‘’Tem certeza?’’. Uma reação natural é dizer :’’ Vamos pedir uma segunda opinião.’’ Mas ele me disse :’’ A porta está aberta se quiser ir embora.’’ Eu lhe disse ,não seja idiota , não vou fugir disso.

Kash Cooke ( irmã de Freddie Mercury):
‘’Umas das visitas familiares , estávamos no quarto dele , só eu e Roger Taylor , e ele nos contou.’’



Peter Freestone :
‘’ Eu estava na cozinha , e ele desceu as escadas. Disse : ‘’Tenho de te contar uma coisa’’. – Sim, conte..’’Sabe que estou doente, certo?’’ Respondi : Acho que sim. Ele perguntou : ‘’Sabe o que tenho?’’ . Eu disse que sim. Ele somente disse: ‘’É isso. Você sabe. É isso. Não quero mais falar nisso . Não se fala mais nisso.’’

Roger Taylor:
‘’A certa altura , ele decidiu convidar para irmos a uma reunião na casa dele , e nos contou os fatos explícitos , os fatos que já tínhamos começado a perceber.Sinceramente , isso nos uniu mais , fechou o circulo.’’

Montserrat Caballé:
‘’ A forma como ele me contou aquilo . ‘’Sou soropositivo, ele disse, desenvolvi a doença.’’ Eu disse : ‘’ Mas você é muito forte, canta como canta’’. Ele disse: ‘’ Sim , ainda consigo cantar , mas chegará um ponto em que isso vai acabar , eu sei disso , e quero que saiba , porque é meu dever te contar.’’ Eu disse :’’ Não , não é seu dever. Mas fico muito agradecida por me contar , porque significa que tenho a sua amizade e isso é extremamente importante para mim.’’

Mary Austin:
‘’Tudo tinha que ser muito normal. Tinham de tratá-lo normalmente, se percebesse que mostrávamos fraqueza , que ficávamos muito emocionais , ele nos colocava de novo na linha e nomeava as pessoas com quem ele poderia contar para o que precisava.’’

Jim Hutton :
‘’Pois ele tinha a doença , não precisava que lhe lembrassem dela toda hora.’’

Jer Bulsara: ( Mãe de Freddie Mercury)
‘’Ele gostava tanto de nós e nos respeitava tanto , não queria nos magoar. Sempre soubemos e não quisemos lhe desagradar , porque toso o amavam tanto quanto ele nos amava. Mas era triste.’’



Kash Cooke:

‘’No principio , não quis acreditar no que ele me contou. Basicamente ,eu não estava entendendo nada. Só mais tarde , à medida que a doença foi evoluindo é que comecei a perceber. Mas mesmo nesse ponto , esperava que ele conseguisse se curar.’’

Jer Bulsara:
‘’Em agosto , Setembro , percebemos o quanto ele estava muito doente. Ele estava em Montreux. Ele estava sempre presente em todos os meus aniversários. Nesse ano , me mandou flores de Montreux. Ele disse : ‘’Desculpe , mãe , não posso estar com você no seu aniversário , mas depois faço algo melhor.’’ Mas é claro , estávamos em outubro , e ele estava muito doente . Essa época foi muito triste.’’


Mick Moran :
‘’ Ele nunca pensaria em algo assim , porque para ele a vida era incrível ,e tinha de ser vivida da melhor forma que fosse possível , fosse como fosse. Por isso , ele nunca deixou de ser criativo. Poderia facilmente ter desistido , desaparecido e ter passado o resto da vida isolado , mas ele na fez isso . É outro exemplo da grande coragem desse homem , trabalhou até não poder mais. ( se referindo ao fabuloso e fantástico álbum que sérvio como verdadeiro testamento musical de Freddie para seus fãs chamado de INNUENDO)


FREDDIE ESTÁ MORRENDO
Peter Freestone:
‘’È uma pena que ele ainda tinha muita musica para criar quando morreu. Estavam lá em seu cérebro, mas por causa do corpo ele não pode apresentá-las.’’
Jim Hutton :
‘’Se ele não tivesse a musica , não teria agüentado por tanto tempo , sem qualquer duvida.’’
Mike Moran:
‘’E sem perder o senso de humor e a imensa motivação .O que as pessoas que não estavam perto dele não abem, é que ele continuava a se empenhar , de modo incrível ,em busca de atingir a perfeição.’’
Peter Freestone:
‘’Só está tornando a vida dele mais fácil , fazendo com que ele consiga lidar mais facilmente com ela , dando a ele um pouco mais de qualidade de viver. A parte mais difícil era sabermos que , não importa o que fizéssemos .. não íamos curá-lo. Passara um ano , dois anos , fazendo tudo por uma pessoa .. mas ele acabaria morrendo.’’
Roger Taylor:
‘’No começo não quis acreditar. Não , deveria ser outra coisa. É muito complicado entender , quando se trata de uma pessoa que é tão próxima de nós.’’
Diana Moseley:
‘’Fiz roupas confortáveis para ele, de casimira e seda , porque até a roupa em cima da pele o machucava. Jogava palavras cruzadas , ajudava-o a mudar os moveis de lugar para que o resto do pessoal pudesse ter algum descanso. Ele foi forte até o fim. Ele disse:’’ Não posso mais beber champanhe , então beba por mim’’.E Freddie ficava observando eu beber hahaha. Ele não permitia que a doença se interpusesse entre os amigos e as pessoas próximas.’’

Comentários

  1. Sueli Cecília Monteiro Reis24 de setembro de 2009 às 13:52

    OLÁ, GOSTEI MUITO DE ENCONTRAR MAIS INFORMAÇÕES DO MEU ÍDOLO QUERIDO FREDDIE MERCURY.
    MUITO OBRIGADA, ÁTILA

    ResponderExcluir
  2. É muito importante que o público saiba a pessoa por trás desse homem que morreu tão jovem e viveu tão intensamente a vida. Nunca houve lugar para ódio e outros sentimentos malignos na vida dele. Essa pessoa foi capaz de amar e perdoar aqueles que porventura lhe fizeram mal e foi capaz de fazer todos felizes à sua volta com exemplos de honestidade, coragem e retidão de caráter até o ultimo suspiro devido a uma natureza de não se deixar abater. Ele morreu e ninguém tem motivo para se envergonhar dele e é esse sem dúvida o maior legado que um homem pode deixar: exemplos de boa conduta moral pois os bens materiais podem ser perdidos, dilapidados e causam cobiças em muitos herdeiros, mas o caráter de uma pessoa este não pode ser destruído com o tempo pórque a verdade não pode ser calada eternamente. Exemplos como humildade, constância, respeito humano e decoro entre outras virtudes é que tornaram Freddie Mercury um homem amado e respeitado como artista ser humano em todo o mundo. Não é bom que saibamos quando vamos morrer mas é impportante que saibamos viver bem em sociedade para quando chegarmos essa hora de partirmos dessa vida podemos dizer com segurança que nossa vida valeu a pena, nosso trabalho foi fecundo e produziu frutos para a posteridade e sobretudo tivemos a certeza de que amamos e fomos amados por todos. Só tenho a agradecer as informaçõs que recebi a respeito dessa pessoa e partilha-la com os outros consciente de que prestigiamos pessoas notoriamente de bem e que merecem nossa estima e respeito. A maior benção que ele poderia receber de Deus é uma existência alegre e movimentada e mesmo sofrendo de uma doença maligna Nosso Senhor usou de bondade para com Freddie para mostrar a todos nós que mesmo quando caimos em pecado Deus nos sustenta com seu amor até o final e neste caso Ele deu a Freddie amigos sinceros, multiplicou exponencialmente seu talento a ponto de gravar músicas belíssimas e deu a ele toda a força de vontade de viver até fim natural de sua vida amando o próximo, trabalhando e encorajando os membros da banda a continuar o seu trabalho de proporcionar alegria ao público ele tanto amou. É impressionante como a legião de fãs e outros admiradores não para de crescer mesmo vinte anos depois.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas