UNTOLD HISTORY PARTE 2





No meio do curso, Freddie decide estudar moda e cria varias roupas para desfiles.

Jer Bulsara:

‘’Tinha umas toalhas de mesa antigas, da Índia. Um dia, ele teve uma idéia: criou uma estampa para uma delas e cortou-a fazendo uma camisa estilo Nefro. Fiquei aborrecida. Ele usou minha bela toalha de mesa!’’


Roger Taylor:

‘’Nós tínhamos vidas diferentes. Mas sempre nos demos bem. Nunca tivemos discussões sérias. ’

Brian May:

‘’Nessa época ele já tinha seu mundo. Era como uma estrela. ‘Quem é esse?’’. Vestia-se sempre impecavelmente e de forma muito ousada. Ele andava com uma fita que tinha um pompom na ponta, batia em todo mundo com ele hahahah. Era um personagem local. ’’

Derek Ridgers (amigo de colégio):

‘’Ele usava muito branco. Coisa estranha numa escola de arte. ’’

Brian May:

Mesmo nessa altura, percebia-se que, no fundo, ele era muito tímido, mas usava vários mecanismos, ocultava-se em um personagem, tornava-se algo exagerado.
Todos o tratavam como se fosse uma estrela, apesar dele não ser. ‘’

Freddie Mercury:

‘’Gosto que o mundo ouça a minha música, e quero que todos venham me ouvir e olhar para mim quando toco... Estabeleceu-se uma tendência há alguns anos com o movimento punk. Disseram ‘’queremos tocar para públicos reduzidos, porque queremos mais intimidade’’. Isso é bobagem! Quem quer chegar ao estrelato, quer grandes audiências!’’

Brian May:

‘’No inicio, não percebi que era sério. Achei que ele era um personagem espalhafatoso e um artista muito bom. Achei que a musica talvez fosse um passatempo e que ele se tornaria pintor. ’’


Tim Staffell (ex vocalista da banda que originaria o QUEEN):

‘’Sou Tim Staffel, fui o primeiro cantor do Smile, a banda precursora do QUEEN. Acho que se eu não tivesse saído o mundo talvez fosse muito diferente... ’’
‘’Quando chegamos a Ealing, a faculdade de belas artes, alguns de nós se divertia indo para o banheiro masculino e cantando a capela, por causa do eco que se conseguia no banheiro da Ealing. Acho que isso deu origem á forma como o som do QUEEN se desenvolveu. ’’

Brian May:

‘’Roger e eu o achávamos bom, em termos dramáticos, mas não sabíamos se ele tinha a capacidade técnica de cantor. ’’

A chance de Freddie entrar numa banda surgiu inesperadamente em 1968, com a chegada a Londres do trio de blues de Liverpool, os Ibex. Em sua primeira noite na cidade os Ibex conheceram a banda Smile, a qual Freddie ainda não era membro, mas sempre acompanhava dando palpites. Freddie precisava de uma banda e os Ibex precisavam de um cantor melhor. Nesse momento, Freddie entra para o Ibex.



Ex Baterista do Ibex, John Taylor, declara:

‘’O apelido de Freddie na banda, pois ele era bem extravagante e nos aproveitávamos disso, era ‘’OLD QUEEN’’, ou bicha velha. Mas só para os íntimos. ’’
‘’A técnica de manuseio do microfone, a forma com que punha de lado, vem dos tempos do IBEX.
Nessa época , em 1968 , 1969, o equipamento não era muito bom, nem muito profissional. Acho que ele estava balançando o microfone, a base se soltou e ele não conseguiu recolocá-la. Ninguém tinha gerentes de turnê. A nessa altura... Portanto, ninguém veio correndo consertar, e ele tirou partido disso, e ficou desfilando pelo palco com o microfone daquele jeito.

Tim Staffel sai do SMILE para participar de uma outra banda criada pelo baterista dos Bee Geens, devido esta banda ter aparecido em um programa famoso na época e por ele está muito incomodado com os palpites constantes e freqüentes de Freddie sobre como se portar no palco, se vestir, etc.
Freddie então entra no lugar de Tim, e muda o nome da banda para QUEEN. Nascia a Rainha do rock sofisticado!

‘’Ele compôs uma canção para o primeiro álbum chamada MY FAIRY KING. Há um verso que ele diz ‘’ó mãe Mercury, o que me fizeste?’’. Foi depois disso que ele me disse:
‘’Vou colocar meu nome Mercury. A mãe desta canção é a minha mãe e passarei a me chamar Mercury’’
Todos nós achávamos que ele era doido. Mas ele falava serio e mudou o nome para Freddie Mercury. ’’

Mary Austin (amiga de longa data de Freddie e principal citada no seu testamento, viveu com ele como ‘’casados’’ por dois anos):

‘’Ele tinha criado um papel pra si, esse tornou o ator. ’’

Brian May:

‘’Acho que a mudança de nome foi à adoção de uma nova pele. Acho que o ajudou a ser a pessoas que ele desejava ser. O jovem Bulsara continuava presente, mas, para o público, ele era um personagem diferente... um deus’’


FREDDIE E MARY AUSTIN
Brian May:

‘’Freqüentávamos o mundo da moda de Kensington, por assim dizer. A BIBA era uma das melhores lojas da época. Moda alternativa. Não era alta costura de modo algum, mas moda do povo. Parte da atração eram as lindas moças que trabalhavam lá. Vestiam-se muito bem e tambem tinham aparência muito boa. Íamos lá só para ‘’apreciar a vista’’. Sei que Freddie tambem. Uma das meninas era Mary Austin. Conheci Mary num concerto na Imperial College, minha faculdade, e comecei a conversar com ela porque estava sentada atrás de mim. Eu era bastante tímido, mas tive coragem de convidá-la para sair. Saímos umas vezes. Ela se preocupava com o que os outros pensavam. Saímos para beber e nos despedíamos com beijinhos no rosto. Nunca passou disso. Mas, de repente, Freddie começou a me falar dela. Freddie queria sair com ela. Eu disse a ele: ’’ Não estamos namorando. Somos só bons amigos. Vou apresentá-la a você’’.

Mary Austin:

‘’Ele chegava com. Ás vezes tinha coragem de aparecer por conta própria, mas, na maioria das vezes vinha com o Roger ou alguém. Ele sorria e dizia ‘’oi’’ de passagem, e isso se tornou freqüente. Acho que durou uns cinco ou seis meses. Finalmente. Ele me convidou para sair com ele.

Brian May:

‘’Os dois sentiram imediatamente uma forte ligação emocional’’

Mary Austin:

‘’Cinco meses depois, estávamos morando juntos e vivemos juntos durante uns 6 anos’’.

Mick Rock (amigo de Freddie e o primeiro fotografo da banda)

‘’Ele era muito atencioso com ela. Fosse o que fosse, era um caso de amor’’.

Brian May:

‘’Ele tinha tido relações com moças. Mas pensando bem, acho que nunca se apaixonou por elas, com Mary, foi diferente. ’’

Mick Rock: ‘’Eles eram muito amorosos. Pareciam marido e mulher. Era, obviamente, amor verdadeiro. ’’

Brian May: ’’ Funcionou também porque Freddie , como eu disse , era muito tímido e ela tambem. Ficou claro que formavam um belo par. ’’



Freddie Mercury:

‘’Sim. Para mim, era um casamento. É minha mulher, para todos os efeitos. Vivemos como se fossemos casados. O casamento é coisa para os outros. Confiávamos, um no outro. Querem se danem as outras pessoas. ’’

Mick Rock: ‘’ Pode-se dizer que ela foi o amor de sua vida. ’’

Após seis anos juntos, a suspeita de Mary de que algo estava mal no paraíso domestico... Foi confirmada. Uma conversa com Freddie alterou a natureza da relação deles para sempre.



Mary durante essa declaração fica visivelmente emocionada em algumas partes, sorri em poucas, fica seria e muito reflexiva em outras. Particularmente, considero a melhor parte do documentário, ou pelo menos uma das mais importantes. Toca ao fundo, durante a entrevista m Love Of My Life ao piano.

MARY E A HOMOSSEXUALIDADE DE FREDDIE
Mary Austin:

‘’Acho que se quisesse ser muito franca, o que isso teria sido... Acho que percebi... Bem, sei
Percebi, quando ele entrou para John Reid Enterprises. Eu percebi, nessa altura... Porque a relação tinha mudado. Não sabia com quem ele estava nem quem andava com ele, mas fazia idéia. Mas não tinha certeza absoluta. Sabia que ele não estava bem com ele próprio por causa de alguma coisa. Vi que ele se sentia mal por causa de alguma coisa. Não se sentia a vontade, evitava situações, e Freddie não era assim. Essas coisas não faziam parte da pessoa que eu tinha conhecido. Foi um alivio, sinceramente, ouvir da boca dele, ter entendido que esse era o problema. Provavelmente nos últimos dois anos em que vivemos juntos. Saber que eu tinha, mais ou menos, adivinhado o que se passava. Portanto, foi um alivio para mim. Senti que tinham tirado um grande peso de cima de mim. Gostei do fato de ele conseguir ser honesto e franco comigo. Mas certamente, depois de termos falado sobre o assunto, ele voltou a ser outra pessoa. Era outra vez a pessoa que eu conhecera nos primeiros anos. Estava mais em paz consigo mesmo, mais descontraído... Mais feliz. Acho que ele nunca pensou que eu...
Apoiaria. Digamos o fato de ele se tornar homossexual. Mas eu o apoiei. Porque isso era parte dele. Era agradável ver o Freddie em paz com ele próprio, era mais do que isso. Era ótimo. Ele era uma pessoa... Tão feliz... Não era possível negar ao Freddie o direito de estar em paz consigo mesmo. Acho que isso é amor... Um amor que... Aceitamos e que, de algum modo, compreendemos porque queremos que a pessoas cresça por dentro, e ficamos fascinados assim, fascinados ao ver a pessoa em si, completamente à vontade e em paz consigo mesma. È um ótimo sentimento, um ótimo... E uma sensação quase que de euforia, de que testemunhamos o desenvolvimento. E apenas... Ele me deu tanto carinho naquela época! Como era possível não retribuir?’’

Comentários

  1. Como é admirável a maturidade desse casal para romper um casamento sem perder o respeito mútuo! Freddie Mercury é mesmo um homem honrado e decente desde usa mais tenra infância. Ele venceu na vida à custa de muito trabalho e dedicação e seu relacionamento com Mary Austin foi baseado em muito amor, carinho e sobretudo respeito humano. É assim que uma relação deve começar e acabar respeitando e amando o outro como ele realmente é e não projetando nos outros aquilo que nós queremos e impondo nosso modo preconceituoso de viver a vida com um conceito de falsa moralidade da qual vive uma sociedade podre.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas