REVISÃO DOS SHOWS DE 1974 PARTE 2



Dando continuação ao artigo que revisa os shows do Queen em 1974, vamos continuar a falar sobre esta turner para o álbum Queen II e posteriormente o inicio da turner para o álbum Sheer Heart Attack , um ponto interessante a se lembrar é que um erro ortográfico no álbum QUEEN II levará ele ser adiado para lançamento , mas a turner de promoção para o álbum já havia começado!É um raro caso em que uma turner para certo album começa antes desse álbum ser lançado.Nessa época jornais como o Record Mirror estavam apelidando a banda de ‘’Drag Queen do Glam Rock’’.
Em Setembro de 1974 o álbum QUEEN II já havia vendido mais de 100 mil copias no Reino Unido!
Seguindo a cronologia dos concertos conforme o ultimo artigo, o próximo concerto será em 04 de Maio de 1974 , ao vivo no Palace Theatre em Waterbury , Connecticut, Estados Unidos.Existe registro de áudio deste concerto de cerca de 31 minutos , ou seja o registro é incompleto, as musicas são:
Procession, Father To Son, Ogre Battle, Son And Daughter, Great King Rat, Liar (cortada).A gravação é razoável , apesar que ouve varias vezes membros da plateia gritando para outras pessoas se sentarem.A abertura com Father to Son mostra claramente a reação do publico , muitos que nunca sequer tinham ouvido o Queen na vida , com a entrada dramática da banda.Neste show ocorre um problema peculiar , aquele grito que todos conhecemos que toca durante a parte instrumental de Ogree Battle do álbum Queen II em vez de ser colocado pra rodar na musica Ogrre Battle será lançada na parte instrumental de Father to Son! O erro ficou bastante interessante.Infelizmente nesse bootleg disponível na net como já foi dito , faltam cerca de mais de 10 minutos de shows que não foram gravados.
O próximo show será em Nova York , no Uris Theatre em 07 de Maio,existe uma gravação completa deste show com 43 minutos, que teve como set list: Procession, Father To Son, Ogre Battle, Son And Daughter, Liar, Keep Yourself Alive, Modern Times Rock 'n' Roll, Big Spender, Jailhouse Rock Medley.
Neste local ele fizeram 6 shows consecutivos do dia 7 ao dia 11 de Maio com 2 shows no dia 10, a foto que inicia este artigo é de um desses 6 shows.É a ultima vez que Freddie junto com Jailhouse Rock pedaços da musica "Shake, Rattle and Roll".
Existe peculiaridades desta gravação , de todos os shows que eles fizeram no Teatro Uris (6 shows) , este é o único documentado em áudio , alem que se trata de a única gravação deste época de Jailhouse Rock nos Estados Unidos pelo Queen.No ultimo show dessa maratona no Teatro Uris o Queen se junta ao Mott The Hoople no palco (banda para a qual o Queen estava abrindo os shows) e cantam juntos a parte de backing vocals de All The Young Dudes.Este ultimo concerto também será a ultima vez que o Queen abre um show para o Mott The Hoople.
Nesse momento a Turner do Queen pelos EUA será adiada pelo terrível problema com a saúde Brian em que seu braço desenvolveu um gangrena que poderia até ser amputado, nesse momento Brian escreve algumas musicas para o álbum Sheer Heart Attack e também recebe um convite de uma banda chamada Sparks para sair do Queen e se juntar a eles , Brian recusa.Brian se comprometeu com o Queen , mas tinha certo receio que outros membros do grupo podessem aceitar sua saída para se integrar ao Sparks , acontece que na cabeça de Freddie ou de Roger e John isto nem sequer estava em cogitação , já que Brian era ponto chave essencial para o som único que banda estava implementando.
Por esta doença que Brian contraiu ,aproximadamente 20 concertos da banda serão cancelados.O set list (pelo menos o mais comum nesta Turner) foi:
01. Procession 09. Jailhouse Rock
02. Father To Son 10. Shake Rattle And Roll
03. Ogre Battle 11. Stupid Cupid
04. White Queen 12. Be Bop A Lula
05. Doin' All Right 13. Jailhouse Rock (reprise)
06. Son And Daughter 14. Big Spender
07. Keep Yourself Alive 15. Modern Times Rock'n'roll
08. Liar



As musicas que algumas vezes em exceção também foram tocadas:
Great King Rat
Hangman (UK)
Seven Seas Of Rhye
Bama Lama Bama Lou
See What A Fool I've Been

Depois do concerto no Teatro Uris , somente realizarão concertos agora neste ano no Reino Unido , o primeiro será no dia 30 de Outubro em Manchester, com ingressos no valor de 1,30 Libras.
O possível set list deste show será:
Procession, Now I'm Here, Ogre Battle, Father To Son, White Queen, Flick Of The Wrist, In The Lap Of The Gods, Killer Queen, The March Of The Black Queen, Bring Back That Leroy Brown, Son And Daughter, Keep Yourself Alive, Seven Seas Of Rhye, Liar, Stone Cold Crazy, In The Lap Of The Gods...Revisited, Big Spender, Modern Times Rock 'n' Roll, Jailhouse Rock. ( Foi o maior set list da banda já implementado ao vivo!Cerca de 20 musicas!)
Este é o primeiro show da banda para a Turner SHEER HEART ATTACK , nela eles aparecem vestidos por novas roupas criadas pela estilista Zandra Rhodes.Esta noite foram as primeiras apresentações das musicas: Now I'm Here, Flick Of The Wrist, In The Lap Of The Gods, Bring Back That Leroy Brown, Stone Cold Crazy, and In The Lap Of The Gods...Revisited.
Esta tambem foi a primeira vez que a banda vai usar atraso na voz de Freddie para o inicio da musica Now I’m Here, atitude essa que será usada durante toda a turner.
Para quem não sabe , foram feitas duas roupas idênticas a de Freddie desenhadas por Zandra Rhodes , para o inicio do show , nesse momento acontecia o seguinte , um membro da tripulação (roadie por exemplo) da banda estava vestido com a mesma roupa de Freddie , ele ficava de um lado do palco , nesse momento Freddie cantava ‘’Now I’m Here ( que significa agora estou aqui)’’ e poucos segundos depois o ‘’verdadeiro Freddie que já estava situado no outro lado do palco aparecia em flash de luz dizendo ‘’Now I’m There (agora estou lá)’’ , isso dava um efeito muito dramático e interessante , como se Freddie fosse ‘’transportado’’ e diferentes lados do palco em questão de poquissimos segundos!
Nesta turnêr, Freddie canta os versos de In The Lap Of The Gods Revisited ... em falsete na nota oitava superior, como na versão de estúdio. Um grande exemplo disso pode ser visto no show Live At The Rainbow que possui gravação em vídeo e inclusive foi lançado oficialmente em VHS na década de 80, Mas o filme Rainbow não é o ideal registro desta turnê, já que é apenas parcialmente bem-sucedido em capturar a magia dos shows ao vivo da banda, e várias músicas são mal editados, apesar de pra muitos , como eu criador do blog , Rainbow ser um dos melhores shows da carreira da banda , ele mesmo assim e uma amostra da magia da banda nos palcos em 1974!
Existe uma gravação incompleta em áudio deste histórico show com 70 minutos, mas não possui uma qualidade de áudio muito boa, apesar de ser um arquivo destacável na carreira do Queen.
O próximo show será em 31 de Outubro em Hanley,abaixo eu coloquei um relato de uma pessoa que teve o prazer de estar neste concerto:
‘’ Quando à noite se aproximou,reuni meus amigos e fizemos o nosso caminho de um bar que se juntavam ao local. Ao entrar na sala e considerando ser uma quinta-feira foi uma noite tranquila, o lugar parecia bastante completo. Entramos no meio da apresentação do conjunto suporte,a banda Hustler's,eles eram muito divertidos e tocaram algumas músicas muito boas, eu me lembro de estar impressionado com uma canção especial chamado "Little People", que acho que foi lançado como seu primeiro single. Depois de terem terminado,em torno de 21:30 hrs,as luzes do local foram desligadas e silhuetas de vários membros da banda do Queen podiam ser vistos entrando no palco para a introdução instrumental de "Procession".
A iluminação do palco estava bastante escura,mas Freddie, Brian, Roger & John abriram o show com a excelente Now I’m Here. Logo eles invadiram com Ogre Battle e em seguida,White Queen,e depois iniciar uma nova canção, Flick of the Wrist.Tivemos um excelente medley, In The Lap Of The Gods, Killer Queen, The March Of The Black Queen e Bring Back That Leroy Brown, antes deles continuarem com um par de canções do seu album Queen I,Son & Daughter e Keep Your Sel Alive. Eu me lembro que, em seguida, tiveram mais duas músicas novas,a soberba Stone Cold Crazy, seguida por In Lap of the Gods Revisited, que caiu muito bem.

Eles terminaram com o Son and Daughter eu acredito. Freddie agradeceu a todos pela participação e disse algumas palavras sobre o novo álbum a sair em breve. Como eles estavam pra deixar o palco a multidão estava ficando louca e exigindo mais e, eventualmente, a banda retornou para o bis, que parece-me que foi Big Spender e Jailhouse Rock.

A qualidade de som do show não foi perfeita, mas isso era normal, neste local,era uma crítica que afetou muitas bandas que visitaram o Salão Victoria. No entanto, a banda caiu muito bem com o público muito entusiasta, de fato, houve uma faixa etária ampla que foi bom de ver. Neste momento você pode entender por que o Queen passou a alcançar a fama e o sucesso que fez, foi impossível não pensar que eles teriam uma base de fãs que só aumentava, especialmente com "Killer Queen’' ,single que tinha sido lançado um mês antes.

Eu vi o Queen tocar em algumas outras ocasiões, mas nenhum deles me impressionou tanto como este show, eles eram muito sensacionais.O que só lamento da noite foi que nos bastidores não ocorreu a caça de autógrafos a banda,como se era de esperar.’’
(O PRIMEIRO ‘’SABOR’’ QUE AS PESSOAS IRÃO EXPERIMENTAR DESSE NOVO ALBUM SHEER HEART ATTACK SERÁ EM 11 DE OUTUBRO QUANDO O QUEEN LANÇARÁ O SINGLE ‘Killer Queen’/’Flick Of The Wrist’’, o album só será lançado em 2 de Novembro, já indo para segundo lugar nas paradas.)
No dia 01 de Novembro em Liverpool ocorre mais um show, a audiência fará uma gravação em áudio deste concerto como set list gravado (com 28 minutos gravados , ou seja está incompleto) :
Flick Of The Wrist, Killer Queen, The March Of The Black Queen, Bring Back That Leroy Brown, Son And Daughter, Keep Yourself Alive, Seven Seas Of Rhye, Big Spender, Modern Times Rock'n'Roll.
O problema é que a qualidade não é das melhores.
Sobre este show , Tony Stewart, de um jornal na época escreve: ‘’Uma banda que a cerca de um ano estava a abrir shows para o Mott The Hoople , conseguir colocar cerca de 3000 mil pessoas em Liverpool numa quinta feira para um show seu , causa desequilíbrio e surpresa para um escritor de jornal de musica.Francamente eu não esperava isso!
Devo confessar que a visão de Mercury atirando pelo palco em toda a sua fase de apresentação, revelou-se um bônus para complementar o visual dinâmico e emocionante de seus números, retirados de todos os três discos, mas com uma preferência por Queen II e Sheer Heart Attack.
Este show não tinha como ter sido mais excitante’’

Terei que fazer mais um artigo com coleta de informações sobre os shows de 1974 , ainda tem muita coisa a se relatar , pensei que dois artigos seriam suficientes mas pelo o que vejo se eu quiser colocar todas as informações possíveis para vocês terei que fazer mais uma postagem, afinal foram cerca de 72 concertos no ano de 1974 e uma bela surpresa os acontece em Barcelona , 6 mil ingressos para seu show serão vendidos em 1 dia, até a próxima.
GOD SAVE THE QUEEN





Comentários

Postagens mais visitadas