LIVRO THE SHOW MUST GO ON, VAMOS ANDAR PELA CARREIRA DO QUEEN


Então , como é conhecido pelos visitantes deste blog , tenho inumeros materiais que estou trabalhando em suas traduções para postar em primeira mão no BRASIL.Bem aqui está o capitulo 3 do livro The Show Must Go On , neste mesmo blog você terá outros artigos a cerca deste livro, confira nas outras postagens.
Capítulo 3
Então que comece a Rainha.Estilo Musical único.

"Se eu não me tornasse isso, eu não teria nada a fazer.
Eu não sei cozinhar. Eu não seria uma boa dona de casa. "
Os primeiros passos do grupo no mundo da música foram feitos em 1968. Os músicos tiveram de lutar para o reconhecimento, para refutar as críticas negativas antes que de ele enfrentarem um vislumbre de sucesso. Sua carreira começou nos corredores do Imperial College de Londres, onde estudantes como o físico Brian May, decidem criar uma banda de rock. Eles se juntaram a um ex-estudante de odontologia Roger Taylor e um aluno da Faculdade de Artes Tim Staffell formando o "Smile" . Eles assinaram um contrato com uma pequena empresa americana de hits musicais (singles). Nada de bom veio desse contrato, em parte porque o single foi lançado nos Estados Unidos e não na Inglaterra, e o próprio grupo não forneceu o apoio de publicidade suficiente para esse projeto.
Em 1970, Staffell deixou o "Smile" para tentar a sua sorte no grupo "Humpy Bong’’. Ele conseguiu convencer seu ex-colega de faculdade, Farrock Bulsara para substituí-lo no grupo "Smile". Antes ele cantou em dois pouco conhecidos grupos - "Ibex" e "Sour Milk Sea". No mesmo ano, "Smile" teve a primeira série de concertos em escolas e clubes na Inglaterra. Até 1971, o grupo mudou seis vezes de baixista, enquanto não veio, John Deacon. O grupo lançou um novo nome - "Queen" ( "A Rainha"), inventado por Freddie (Farrock). Ele explicou a sua escolha, assim: "É um nome simples, mas é muito majestoso, e soa bem. É evidente.É difícil de confundir ele com alguma outra coisa."
Em 1972, um ponto de mudança no destino do grupo.Trabalho oficial no estúdio. O estúdio pediu para testar os novos equipamentos, oferecendo como pagamento usá-lo para a gravação.Foram trabalhadas no estúdio faixas que originalmente tinham sido rejeitadas por várias grandes gravadoras. Só depois que os meninos começaram a tocar em vários clubes de Londres e pubs, eles notaram um dos produtores do "Trident Audio Productions indo assisti-los. Um contrato foi assinado na produção, reprodução e gestão, que em breve será comprada pela gigante EMI. Agora, finalmente, "Queen" estava à beira da fama. Enquanto isso eles não perceberam a proximidade de sucesso, uma reação negativa de alguns suprimiu o single "Keep Yourself Alive" que não foi aceito. Radio 1 se recusou a lançar a música no ar, fechando assim o seu caminho para as listas de popularidade. O álbum de estréia também foi objeto de duras críticasde fato. Avaliarama originalidade apenas um ano mais tarde, após o sucesso do segundo disco - "Queen II".
Eles estavam confiantes nas suas capacidades. "Queen" manteve a cabeça erguida, sem prestar atenção aos ataques de críticos de música. "Rainha" começou a ganhar reconhecimento. Saindo o single "Seven Seas Of Rhye", em 1974,acaba servindo como prova de sucesso. Mas o sucesso era necessário para reafirmar-se constantemente e ganhar cada vez vontade para novidades, melhorando a técnica musical e aumentando o risco. E no final eles sobreviveram a disco music, punk rock e gêneros de moda.Mas cada um dos músicos 'Queen' de vez em quando trabalharam em projetos individuais. Mercury lançou vários discos solo. LOVE KILLS (1984) entrou para o top TEN (10) dos hits. Doze anos antes, ele gravou "I Can Hear The Music", sob o pseudônimo de Larry Lurrex. Seu single "The Great Pretender" ficou em quarto lugar nas listas de popularidade em março de 1987. Álbum solo, "Mr. Bad Guy", gravado em Munique, entrou no top TEM de hits em Maio de 1985. Os trabalhos solos de Freddie chegaram a serem incluídos, em duas canções para o musical "Time", encenado no West End de Londres, e o álbum "Barcelona", gravado junto com a espanhola estrela de ópera Montserrat Caballe.
Roger Taylor foi o primeiro do grupo a se lançar nacarreira musical solo com o seu próprio nome, liberando o single "I Wanna Testify" em agosto de 1977. Ele foi mais prolífico do que Mercury. Roger lançou os discos "Fun In Space" (1981) e "Strange Frontier" (1984). Retornando ao seu rock 'n' "raízes", ele organizou uma banda de estúdio gravando dois longplays - "Shove It" e "Mad Bad And Dangerous To Know".
Brian May, com sucesso, ficou envolvido em atividades de produção e participou nas sessões, que trabalham com gêneros de diferentes artistas, como "Bad News" (banda de heavy metal, uma reprodução) e Anita Dobson (atriz, estrela de óperas "sabão"). Ele também gravou várias músicas com "Star Fleet Project".
O baixista John Deacon, o autor do hit do "Queen" Another One Bites The Dust ", formou a banda" Imortals ", compôs e executou a música para o filme" Biggles ". Assim, ele provou que também tem a sua própria imagem musical e que não vai permitir que ele se perca no fundo dos outros participantes do "Queen". O grupo "Queen" foi extraordinariamente fértil. Enquanto que os grupos menos favorecidos lançavam um único disco em quatro anos, "QUEEN", no período de 1973 a 1991,a média era um álbum a cada ano.
Apesar que Mercury foi, sem dúvida, o mais proeminente do grupo, a ‘’Rainha’’ não era somente únicamente Freddie. Brian May, Roger Taylor e John Deacon foram uma parte integrante do conjunto. Sem eles,o "Queen" não seria o "Queen". Cada um era um músico talentoso,especialmente May. Seu estilo inovador de tocar guitarra foi um cartão de visita do "Queen" na mesma medida em que a voz de Mercury era. E cada um foi guiado por sua própria idéia sobre a maneira como o grupo deveria agir.
Mercury não estava sozinho na sua loucura. O baterista Roger Taylor, o belo, louro, era impulsivo como Mercury. Apesar de uma mente afiada e comunicativo, Mercury permitia-se falar em nome de todo o grupo mas isso não o colocou em oposição aos outros. Todos os músicos tinham ensino superior eram, "rock acadêmicos". E cada um deles poderia falar em nome do grupo. No entanto, o nome de Mercury, com mais freqüência do que os outros passava nas manchetes, que, entretanto,isso não deu aos outros motivo para a inveja, como acontecia com outras bandas.
A chave para o sucesso do grupo com mais de vinte anos de reinado no topo, cujas musicas foram repetidas por milhões de pessoas, estava na versatilidade musical que eles possuiam. Com um som único, a canção do "Queen" não foram semelhantes entre si. Muito tem sido escrito sobre o seu trabalho na síntese de rock e música clássica, um exemplo vivo disso - a inesquecível "Bohemian Rhapsody", conquistou toda a combinação surpreendente: a polifonia do coro da ópera e da guitarra. No entanto, esta canção foi um pouco mais do que apenas o que a crítica começou a dizer,seria a síntese de "Carmen Miranda" e "Led Zeppelin".
"Queen" começou a tocar hard rock em pé de igualdade com qualquer banda do heavy metal. Eles poderiam também fazer um estádio cheio imediatamente cantar uma musica como "We Are The Champions". Com o mesmo sucesso tiveram outros hits como- "Another One Bites The Dust", "Under Pressure". Eles criaram os sons futuristas, como a brilhante "Radio Ga Ga", e baladas soft rock como "A Kind of Magic" ou a postuma ‘’These Are The Days Of Our Lives "- uma das músicas mais tocantes da carreira da banda. Eles foram os autores do escárnio "Fat Bottomed Girls" e manifestos como, "I Want To Break Free". Eles escreveram canções com letras fortes e significativas como "One Vision", e com textos, desprovidos de qualquer significado. Eles eram capazes de fazer potpourri em "Crazy Little Thing Called Love" para o tema das canções de Elvis, que pareceu uma criação do grande Elvis Presley sem duvida, muitos chegam a pensar que se trata de uma musica de Elvis e não de Freddie Mercury. É difícil imaginar que o autor que escreveu esta canção, escreveu tambem "Bohemian Rhapsody" ...
Ano após ano, "Queen" oferecia ao público algo novo.Ao longo da carreira musical de "Queen", foram lançado 19 discos, e a gama de interesses musicais dos membros pareciam ilimitadas,eles tinham de melhorar constantemente a si e a sua música para permanecerem na vanguarda do rock por duas décadas. Ao mesmo tempo, eles tentaram evitar dois perigos que músicos de rock eram expostos: não ficar parado e não ir na ilusão que aparecia com o excercito de adoradores que eles conseguiram, sempre tinham que fazer o melhor para manter e criar novos fãs. O grupo experimentou sucesso com uma variedade de estilos musicais, mantendo-se famosos e bem sucedidos - uma característica rara, que muitas podem só podem sonhar em ter. Especialmente, porque isso aconteceu num momento em que a moda musical mudava um pouco diariamente.
Mais de vinte anos do "Queen" ,foram capazes de expandir os limites do rock, com a ópera, funk, dance e a voz inesquecível de seu vocalista. Mercury, é claro, foi o mais generoso nas músicas de todos os membros do grupo - talentosos escritores da lista de intermináveis hits. Brian May foi o autor de "We Will Rock You". Roger Taylor escreveu "Radio Ga Ga", e John Deacon - "I Want To Break Free". Em cada álbum eles tinham a sua própria jóia.
Uma vez Mercury,disse que o grupo estabeleceu um manifesto: "Eu não faço sempre as coisas no estilo do " Queen’’.Adoro fazer
algo novo. Caso contrário, qual é o significado do nosso trabalho? Com o mesmo sucesso você pode replicado seus registros futuros. Gosto de trabalhar sobre o que eu já fiz antese adeguar ao momento ".
Seu primeiro disco - "Queen" - deixou uma tempestade nas listas de popularidade. E mesmo a música mais impressionante sobre este disco, seu primeiro single "Keep Yourself Alive" não foi incluída no Greatest Hits quarenta anos depois. Mas o álbum mostrou que os jovens músicos eram capazes de muito. Além de Mercury no vocal, uma incrivelmente corajosa guitarra era ouvida. Essa guitarra no espírito do glam rock "Led Zeppelin", atraiu fãs de Hardy. Apesar de Mercury e seus companheiros odiarem quando eles eram adaptados para os estereótipos, e a maioria gosta de ser original, havia gente que apreciava o seu trabalho por ser original.
Cada novo álbum,o "Queen" levantava um exército de fãs. Eles gostaram porque seus ídolos estavam em permanente transformação. Durante o pico da popularidade do Fan Club do "Queen" , só na Grã-Bretanha tinham mais de quarenta e oito mil membros Eles sempre conseguiram superar as marés de derrotas, erros e confusões. Eles não se ajustam a estereótipos.
Mercury disse certa vez: "Eu não gosto de ser rotulado.A música deve ser uma porta aberta."
Em março de 1974 lançaram o álbum "Queen II",e a música "Seven Seas Of Rhye", da qual veio o inicio de sua lista de hits. Este foi o início de popularidade.Enquanto "Seven Seas Of Rhye", foi o primeiro hit, "Queen II", o álbum em si não é muito diferente de seu antecessor. O único sucesso foi inquestionável contra outras canções questionaveis no disco como "Ogre Battle" e "The Fairy Feller's Master-Stroke". Naturalmente, a habilidade do grupo cresceu, mas a mágica do "Queen" ainda estava longe.
No mesmo ano a banda lançou um novo álbum, que demonstrou o que é eles eram verdadeiramente capazes de fazer. "Sheer Heart Attack", foi lançado oito meses após o "Queen II" e convenceu John Deacon mesmo sem dúvidas de que o "Queen" eram algo especial: "Fiz parte do grupo mais tarde do que os outros e assim eu tinha um novo olhar sobre as coisas. Assumi que podriamos fazer muito, mas finalmente me convenci disso, só após o "Sheer Heart Attack". O álbum inclui o clássico "Killer Queen", com o máximo de potencial do quarteto.
Após o aparecimento em 1975 de A nith At The Opera, a base do álbum foi "Bohemian Rhapsody" – um dos trabalhos mais emocionantes no gênero de rock que o mundo já viu. Estreada em Outubro de 1975, "Bohemian Rhapsody" estava no topo das listas nacionais a nove semanas (o recorde foi batido pela música "Everything I Do I Do It For You" do Bryan Adams muitos anos depois, quando Mercury estava lutando por sua vida). Seu sucesso permitiu ao grupo se tornar uma moda no rock. Agora ninguém poderia dar-se ao luxo de chamar o "Queen" de pretensioso e uma mal mistura de "Mad" e "Led Zeppelin". Apesar de três dos seus singles ( "Seven Seas Of Rhye", "Killer Queen" e "Now I'm Here") se tornarem hits, os músicos do "Queen" perfeitamente estavam conscientes de que este era apenas o começo.
O sucesso do "Queen" foifacilitado pelo fato de que, ao mesmo tempo o contrato foi feito com o mais bem sucedido e tenaz empresário John Reid, que também trabalhou em Elton John. O contrato foi assinado algumas semanas antes do lançamento de "Bohemian Rhapsody".
A composição foi escrita sob a orientação de Mercury, com a ajuda do produtor Roy Thomas Baker. Baker Quando ouvi pela primeira vez os trechos de "Bohemian Rhapsody", seu queixo caiu. Mercury perdido com a composição no piano, e com pose real, virou-se para a surpresa dos produtores e disse: "E então, queridos,aqui começa a parte da ópera".
Combine dois estilos completamente diferentes em um único não era apenas incomum - é presságio de desastre! Mas não para o Mercury, que foi determinado a lutar pela sua idéia até o fim.Apesar disso, o rock não se perder no presente acordo, os dois estilos combinaram-se invulgarmente e harmoniosamente , ópera e rock!
A gravação com inúmeras alterações e aditamentos ocuparam Mercury por três semanas. "Freddie sempre mudava e inseria em alguma parte algo novo. Ele sabia que certas partes estavam ruins ao serem ouvidas, mas ninguém falava nada, até que tudo se encaixou" - relembra Baker.
Então , Mercury tinha outro problema. A última gravação de "Bohemian Rhapsody" durou 6 minutos - quase duas vezes mais que uma musica single deveria ter em duração. Ele mergulhouem uma confusão juntos com os chefes de produção e da EMI. Mas a banda se recusou a fazer qualquer alteração ou reduzir o seu tamanho no single. "Estavamos absolutamente certos de que" Bohemian Rhapsody "poderia se tornar um sucesso em forma exatamente como estava. Estavamos dispostos a se comprometer, em muitos aspectos’’ disse Mercury.
No final pela atitude de Kenny Everett amigo de Freddie que colocou a musica no tamanho em que estava no ar e a lançou assim para o mundo,ela permitiu eles tornarem-se um dos líderes da cena rock.Apesar disso, os críticos atacaram a música. Alguns chamaram-la demasiadamente pretensiosa, pesada, um absurdo. Mas um mês depois, "Bohemian Rhapsody" atingiu o seu pico de popularidade e era uma sociedade na época com decente sucessos de 1975 estourando nas radios, como "Space Oddity", de David Bowie e "Sailing" do Rod Stewart.
Álbum "A Night At The Opera", entretanto, fez uma revolução na produção de vídeos musicais. E isso aconteceu por acaso. Sem tempo para se inscrever-se no "Top Of The Pops" - a transmissão mais popular na televisão britânica, o que garante parte do sucesso na venda de discos. O "Queen", dirigido por Bruce Gowers pediu para fazer um vídeo promocional.
A produção do filme custou apenas 5 mil libras e foi objeto de discussão no negócio do entretenimento por muitos meses.Ainda agora é impensável imaginar que essa soma seria suficiente para um vídeo de tamanho sucesso, por exemplo, o clipe de Michael Jackson, "Black Of White", do álbum "Dangerous" custou 4 milhões de libras!Para ser sucesso , a EMI ainda acreditava que eles teriam que desembolsar altas quantias para a produção deste video. Quando o vídeo foi transferido para o "Top Of The Pops",cheio de efeitos visuais até então invisíveis para acompanhar a música, foi um escandalo.
Rock magnatas não se atreveram a chamar o filme apenas para anúncios publicitários. Especialmente o single ocupou o primeiro lugar em 9 semanas, também foi por mérito do um filme.O clip de "Bohemian Rhapsody" pedia uma nova tendência da moda no negócio de rock. Desde então,os vídeoa tornaram-se parte integrante de equipes criativas: a partir de agora, para cada nova canção um clipe deveria ser filmado.
O disco "A Night At The Opera" se construio sobre o sucesso do álbum "Sheer Heart Attack" um ano antes. Gravado com a participação de Roy Thomas Baker, ele continha dois sucessos mais. Um deles era uma composição de John Deacon "You're My Best Friend", que repitia o sucesso de "Killer Queen" em ambos os lados do Atlântico, e também foi incluída nas vinte melhores no ranking americano . Mas para muitos a verdadeira jóia do álbum foi a balada romântica ‘’Love Of My Life". Durante a turnê,do "Queen" no Brasil, uma enorme platéia cantou junto com os músicos, palavra por palavra. (Por incrível que pareça, mas é verdade: no Reino Unido em 1979,o single de Love Of My Life ganhou apenas um único 69 º lugar na lista de hits.)
O "Queen", lançou outro álbum com o título, emprestado do filme de Mark Brozera, - "A Day at the Races". Assim, quase um ano depois, após o longplay "A Night At The Opera " vieram mais três hits de primeira classe: "Tie Your Mother Down", "Good Old Fashioned Lover Boy" e do canto polifónico impressionante "Somebody To Love", que proporcionou prata ao álbum nas listas britânicas. (Quando o "Queen" foi falar com Brozera e pedir permissão para usar o título do álbum como o do seu filme, a resposta foi: "Eu sou grato que você deu ao seu album o título do meu filme. Serei muito feliz se você chamar o seu próximo disco, com o nome do meu último filme - "The Greatest Hits Of The Rolling Stones").
O sexto álbum, "News Of The World", lançado em 1977, deu dois esplendorosos hinos esportivos ao mundo, posteriormente famosos e muito amados - "We Will Rock You" e "We Are The Champions".
O lançamento do álbum "Jazz", em 1978 inclui uma grande quantidade de material versátil, em parte,isso justifica o seu nome. O disco incluía a balada "Leaving Home Ain’t Easy", uma rítmica "Bicycle Race", uma estupenda "Don't Stop Me Now" e a "bizarra" Fat Bottomed Girls ".
Depois veio o álbum "The Game" (1980). Ele incluia uma poderosa balada "Save Me", em que usava de Freddie todas as suas capacidades vocais. E um medley ao tipo de Elvis "Crazy Little Thing Called Love" – Mercury estreava nessa musica na guitarra . Mas a verdadeira conquista foi "Another one bites the dust" com seus ritmos funky e linhas de baixo empolgantes.O "Queen" é perfeitamente dominado nessa musica pelo estilo disco, considerado anteriormente pertencente a muitos músicos negros.
Seguindo a moda,será a primeira vez que o grupo usará sintetizadores em um álbum.
The Game mostrou ao mundo e especialmente aos Estados Unidos a potencia musical e o poder da banda QUEEN.



GOD SAVE THE QUEEN

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas