Innuendo, a criação - Parte 1

As gravações de Innuendo iniciaram em Março de 1989 a Novembro de 1990 e foram intercaladas a momentos sem gravarem nada com o Queen. Os estúdios usados foram o Metropolis Studios, em Londres, e Mountain Studios, em Montreaux . Isso foi chamado de ''Innuendo sessions''.
A meu ver as sessões de estúdio que junto com as sessões para o álbum Queen mostram com maestria que eu não ouço o Queen, mas eu sinto o Queen! Talvez você senti o mesmo que eu e sabe o que estou querendo expressar com isso.
A primeira faixa do álbum Innuendo foi escrita pelo Queen, assim como todas as outras musicas desse álbum. Alguns dizem que essa ou aquela música foi escrita por Roger ou Brian, mas eu digo em alto e bom som que todas musicas não tiveram somente o dedo do Mercury, mas a mão inteira de todo o grupo na sua criação. Além da emoção viva e palpável que podemos perceber na voz de Mercury nas canções desse álbum não nos deixa por uma questão racional creditar esta ou aquela canção a somente um dos integrantes da banda.
Realmente esse álbum foi obra do QUEEN, os 4 integrados para a criação, assim como procederam na época de The Miracle, que aliás fazia pouco tempo que havia sido lançado e ainda estava na criação de clipes promocionais para The Miracle na época em que já trabalhavam em Innuendo. Freddie Mercury chegou a pensar em depois de The Miracle ir trabalhar em mais um álbum solo, assim como o próprio May e Roger pensaram em ir trabalhar algumas músicas que usaram em Innuendo na sua carreira solo, mas logo chegaram a conclusão que iriam era trabalhar seus temas com o Queen.
Esse álbum foi criação de todo o grupo, destaco isso mais uma vez. As músicas estão assinadas por todos os integrantes, estão creditadas ao grupo QUEEN e assim que devem ser encaradas.
A música Innuendo teve como músicos participantes Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor, Steve Howe no violão e David Richards na programação do teclado. Possui um tempo de 6 minutos e 31 segundos e toda vez que a ouço, misturando a melodia e a letra provocante que ela possui, eu percebo que são os quase 7 minutos mais muito bem gastos da minha vida!
Segundo Roger Taylor numa declaração de 1991, ela é traduzida como ''Grande, longa e pretensiosa, passando por uma serie de mudanças. Ela seria o A Night At The Opera dos anos atuais".
Numa declaração de Brian May também em 1991 ele fala: '' Innuendo foi uma daquelas coisas que poderiam ser grandes ou poderiam ser nada. Nós tínhamos a mesma opinião sobre Bohemian Rhapsody. É um risco, porque um monte de pessoas poderiam falar que é muito longa, é muito envolvida e não queremos tocar nas rádios. Mas poderia acontecer de as pessoas dizerem ''isso é interessante, novo e diferente''.

Freddie começou a letra da música e também criou a melodia. Em seguida Roger trabalhou sobre a letra. Brian trabalhou em algumas partes da música. Freddie também criou o meio. No fim parecia um quebra cabeças montado.
Para Steve Howe, que toca as partes de violão da música, ele a classificaria como ''Heavy Metal Flamenco!".
Em resumo, Innuendo nasceu de uma improvisação e toda a banda criou seu próprio mundo dentro da canção, seja Roger com a letra, seja Brian com os riffs inusitados, seja Freddie com suas mudanças drásticas na música. (John não participou da criação, aliás John estava sempre ausente na criação das canções do álbum, com exceção de Hitman, música de Freddie que ele rearranja para poder ser tocada em guitarra. Mas isso é assunto para outras postagens sobre o álbum)
Segundo Brian: ''o álbum possui assinatura que todos os membros criaram todas as faixas. Nesse momento as pessoas tendem a querer dar autoria de certas músicas conforme sua cabeça acha, ou seja, essa foi Freddie, essa foi Roger e etc. Todas as músicas são de toda a banda. Ainda havia alguém que era basicamente o autor original e sobre a obra desse autor era que todos trabalhavam e moviam sua imaginação. Mas em I'm going Slightly Mad, isso não foi assim, essa música foi um bebê de Mercury''.
Nesse CD há outras faixas memoráveis como Headlong. Essa faixa, segundo Jim Hutton (último namorado de Freddie e estava presente no quarto quando Freddie faleceu), descrevia exatamente o que estava ocorrendo no Garden Lodge (nome da mansão de Mercury dos seus últimos dias de vida). Ela trata de alguém que não é mais como era antes e se preocupa com isso.
Essa musica foi criada por Brian May para seu solo álbum Back To The Light. Segundo ele, às vezes é difícil deixar seu bebê ir pra longe, mas ele quando ouviu na voz de Freddie percebeu que deveria ser um trabalho do Queen.
Brian também trouxe a música I can't live with you. Para ele foi uma música quase impossível de ser criada e mixada. Tiveram que gravar varias demos até o resultado final. Essa música ele criou não triste, mas com força para enfrentar seus problemas. Ele fez o possível para que ela não se aproximasse de uma auto biografia.
Bem analisarei mais o álbum Innuendo em um próximo artigo INNUENDO A CRIAÇÃO PARTE 2. Até lá, ainda temos muito o que falar sobre esse álbum.
 Anexei abaixo um vídeo de Freddie Mercury durante os bastidores do clipe These are the days our lives, musica do álbum que estou analisando, se trata das ultimas imagens dele e como o clipe original é em preto e branco ou em sépia. Ver essas imagens em cores é muito interessante, mas me incomoda ver Freddie Mercury como estava nessa época.

God Save The Queen


Comentários

  1. Fiquei com uma dúvida aqui, em relação a essa suposta ausência do John no álbum Innuendo. Isso procede? Nunca li ou ouvi nada a respeito.
    O blog é muito bom! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. São as informações que possuo , e não tiro informações de locais em que não tenham fãs serios e pesquisadores sobre a banda , uma informação pode ser confirmada com certeza por declarações da banda depois de 1991 , isso deve ter ocorrido , mas não é novidade o John não participar de um album , o album It's a Kind Of
    Magic ele permanece tambem nas suas férias durante a criação de algumas musicas , como One Vision,apesar desta musica está creditada a banda inteira , ele mesmo relata isso em uma entrevista que está disponibilizada no DVD QUEEN GREATEST HITS 2.A contribuição de John para o album Innuendo de uma maneira completa na criação foi para musica Hitman , alias a letra não é nem completamente dele , ele fez uma reorganização da canção que já estava criada, mas é fato que ele fez uma mudança radical na canção.Cabe lembrar aqui , que esta ausência está na criação das canções ,na melodia ele com certeza teve participação importante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas