Queen 1970

Estive fuçando em inúmeros sites, blogs e fóruns sobre o QUEEN e percebi que são poucos que possuem uma rica informação sobre o início da banda. É mais fácil encontrar informações sobre a banda a partir de 1973 (não muito fácil), mas informações da época de 1970 até 1972 são escassas. Fiz um apanhado geral sobre esse período, destacando shows, algumas curiosidades e alguns ''set lists'' que eram apresentados ao vivo. Enfim, vamos conhecer melhor como foi o começo da carreira da banda. Aqui não tratarei da formação da banda, mas da atuação dela nos palcos e a modificação de membros passando por 2 baixistas diferentes até chegar a John Deacon, além da curiosíssima (e pra mim hilária) história de quando a banda saiu na conhecida ''The Conish Tour ''.

Nessa primeira parte irei abranger o ano de 1970.
O primeiro show do QUEEN foi realizado em 1970, na Câmara Municipal da cidade de Truro, no Reino Unido, na data de 27 de Junho de 1970. Este concerto foi organizado pela Cruz Vermelha britânica em um caráter beneficente para arrecadar fundos para esta mesma instituição. Deve-se lembrar que não foi somente o QUEEN a apresentar-se, aliás, nem era pra ser o QUEEN a tocar! A data havia sido reservada para o grupo Smile, mas ninguém se preocupou em falar que quem se apresentaria era um novo grupo agora chamado de QUEEN. Se você ainda não sabe, Smile é uma banda formada por Roger Taylor, Brian May, Tim Stafell e mais um vocalista que não achei registro do seu nome. Tim sai da banda e nesse momento abre portas para um FÃ desse grupo, chamado Freddie Bulsara, poder implementar suas ideias extravagantes e pomposas para o rock, ideias essas que entrariam para história da música mundial.

Apesar da data não ter sido reservada para o QUEEN, e sim para o Smile, um Roadie da época (pessoa que cuida da pré-produção do show, palco, etc.) chamado Ken Testi relata que mesmo sendo uma data de apresentação do Smile, Freddie deixou claro durante o show que quem estava se apresentando era uma banda nova. O QUEEN iria ''aproveitar-se'' dos primeiros shows do seu antigo nome Smile, eles passaram usá-lo em cartazes e panfletos algumas vezes, pois o Smile era suavemente uma banda conhecida no meio universitário de Londres e arredores, e o QUEEN havia acabado de nascer.
Este show além de ser o show de estréia da banda, o primeiro de sua história, ele também tem um fato muito peculiar. Neste show eles se apresentam com um vocalista chamado Freddie Bulsara, claro que se trata do nosso conhecido Freddie Mercury que ainda Mercury não usava como nome artístico e sim o seu sobrenome de cartório. Ele mudara seu nome para Freddie Mercury devido a influência de uma das suas letras para o tema My Fairy King em que ele clama para que ''mãe mercúrio olhe para ele'' dos céus.

De acordo com o próprio Freddie Mercury, em uma rara entrevista a uma revista chamada Circus em 1977, ele lembra-se bem que a primeira musica que o QUEEN tocou em um palco ao vivo foi Stone Cold Crazy (lembrando que a banda ainda não possuía nenhuma gravação em estúdio, somente em 1971 no estúdio De Lane Lea Studios eles conseguiram gravar algumas músicas demo). Também é provável que neste show tenha sido apresentada a musica Liar. Esta música tem uma história que provém do antigo grupo de Freddie Bulsara, o chamado IBEX.
Freddie compôs um tema chamado Lover, e este tema teria sido o embrião para o que se tornaria a musica Liar lançada no álbum de estreia em 1973 na data de 4 de Julho de 1973 no Reino Unido e em setembro de 1973 nos Estados Unidos.
Nos 3 primeiros shows da banda eles se apresentavam com um baixista chamado Mike Grose. Segundo Mike, o primeiro show teve um ar desleixado, já que a banda ainda não tinha criado a sua posição de palco totalmente consolidada.
Foram realizados mais dois shows com Mike Grose como baixista do Queen, um no dia 18 de Julho de 1970 e outro em 25 de Julho de 1970. Segue os dados dos locais dos 3 primeiros shows da banda abaixo:

27/06/1970 Reino Unido, Truro, City Hall.
18/07/1970 Reino Unido, Londres, Imperial College.
25/07/1970 Reino Unido, Truro, PJ's Club.

Em Londres no dia 23 de agosto de 1970, no Imperial College, data esta que iria fazer a contagem do quarto show da história da banda, o QUEEN estava com um novo baixista. Seu nome é Barry Mitchell. Mitchell realizaria mais 10 shows como baixista da banda.
Para esse show, segundo Mitchell, a banda ensaiou ardentemente, e estavam nervosos já que eles iriam tocar para um grupo de amigos da faculdade. Ele recorda que nessa época a banda tocava em seu conjunto uma lista com as musicas: Keep Yourself Alive, Doing All Right, Liar, Great King Rat, Modern Times Rock'n'Roll, Hangman e Rock'n'Roll medley.

Hangman seria realizada esporadicamente até 1976. De acordo com todas as fontes próximas a banda, uma versão dessa canção em um bom estado nunca foi gravada, mas existe um acetato de 10 polegadas de uma demo de estudio que nem o próprio Brian May está em posse dela. Ela pertence a um acervo de um colecionador particular que deu uma imensa sorte de encontrar este acetato e comprá-lo numa feira de discos em 1984. Esse é um dos itens considerados IMPOSSÍVEIS de se conseguir quando se relaciona ao aspecto de uma coleção do QUEEN.

O Rock'n'Roll medley que eles tocavam no setlist incluía: Bama Lama Bama Loo, Shake Rattle and roll, Stupid Cupid, BeBop-A-Lula e Whole Lotta Shakin' Goin On. Big Spender e Jailhouse Rock seriam incluídas posteriormente no medley. A musica Saturday Night's Alright Fight é outra canção que seria posteriormente incluída nos próximos anos na miscelânea de rock que o QUEEN realizava ao vivo.
Após este show do Imperial College de 23 de Agosto de 1970, foi realizado um em Swiss Cottage Private School em Londres na data de 4 de Setembro de 1970, um em College of Estate Management Hall em Londres em 16 de outubro de 1970 e um show en St. Helens, Reino Unido no College of Technology na data de 30 de Outubro de 1970.
Eles iram realizar um show que para uma banda foi muito especial. Seria um show no Cavern Club em Liverpool, Reino Unido. Este era o local em que os Beatles se apresentavam no início da carreira e foi realizado na data de 31/10/1970.
Nesse dia estava chovendo muito e então entrou Brian no palco com os sapatos encharcados Isso tem a ver, segundo Barry Michell, com ele preferir usar tamancos nos próximos concertos.
Após este show em Liverpool foram realizados os seguintes espetáculos:

Reino Unido, Hertford, Ballspark College, de 14/11/1970 (Neste show eles eram uma banda de abertura para uma outra banda, o Full Frontal Nudity)
UK, St Helens, Shoreditck College, 05/12/1970
UK, St Helens, Congregational Church Hall, 19/12/1970
(Este show de 19 de Dezembro teve um local um tanto estranho para um show de rock não acham? ''Câmara da Igreja congregacional'')

Aqui terminam os shows de 1970. No próximo artigo relatarei o ano de 1971, ano especial já que teremos as primeiras gravações em estúdio do QUEEN. De antemão digo logo que a primeira musica gravada em estúdio por eles será Keep Yourself Alive. O estúdio era o De Lane Lea Studio. Ele foi emprestado a eles para gravarem demos, e assim, eles testariam, para os donos do estúdio, os equipamentos do local e, em troca também, poderiam ficar com as gravações.

Adquiriu alguma informação nova? Quer ajudar a melhorar o artigo? Tem sugestões, críticas, dúvidas, questionamentos? Qualquer pessoa pode deixar seu comentário neste blog, ficarei contente com suas ressalvas, abraço.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas