GÉRARD GRANDVILLE




De pois de uma pesquisa exaustiva, consegui reunir de diversas fontes confiaveis o maior numero possivel de informações sobre Gérard Grandville, e olha que são muito poucas que encontrei em sites internacionais e franceses sobre o ilustrador do album Innuendo.É bem mais facil achar imagens de suas obras do que informações sobre o artista.
Você deve conhecer as ilustrações que foram utilizadas para promover o album Innuendo , inclusive a propria capa do album é uma delas .. um outro exemplo é a capa do single I'm going Slightly Mad , no album Innuendo existe uma citação sobre ele , onde as imagens são de Grandville , ou para que não sabe Gérard Grandville.
Roger Taylor estava olhando um catálago de litrografias , e nele haviam trabalhos de Grandville , nesse instante Roger mostrou a banda e perceberam que este artista era a alma do album no que diz respeito a sua promoção gráfica , Grandville foi assim escolhido o artista do album Innuendo , ultimo de Freddie Mercury em vida.
Ele foi um caricaturista e ilustrador na Francês , nasceu em 1803 , vindo a falecer de forma trágica em 1847. Seus trabalhos são sátiras diretas a politica e ao ser humano. Em suas litrografias ele desenha animais e homens numa mistura que cria aberrações ou comportamentos animais sendo vistos como superiores ao do ser humano. Suas gravuras possuem a grande habilidade de alterar o cotidiano levando-o a uma lado ''fantastico e fantasioso''.
Em 1847 , um de seus filhos morre ao seu lado sufocado por um pedaço de pão. Ele nunca se recuperará. Jean Ignace-Isidore Jacques Grandville (ou Gérard Grandville) , morre nesse ano no asilo psiquiatrico em Vanves , aos 40 anos.
Considerado precursor e vanguardista do Surrealismo posterior fundado pelo poeta Andre Breton.
( pesquise sobre Salvador Dali para saber mais desse movimento ).
Uma informação que poucos fãs do Queen conhecem é que o nome do quadro de GrandVille usado para a capa do album Innuendo é THE JUGGLER OF WORLDS, o quadro foi feito como uma sátira a possibilidade de Deus criar um universo em harmonia suprema.
Este quadro foi adaptado na capa de Innuendo , onde em vez de uma estrela de 5 pontas em que cada ponta tem 2 outras pontas abertas a qual cai em direção ao homem no canto que está com os braços a se defender ,no album foi trocada por uma banana .. ideia de Freddie Mercury.
Litrografias de GrandVille em movimento (animadas) tambem foram colocadas no clipe oficial de Innuendo de 1991.
As ilutrações de dentro do encarte do album são adaptações ao estilo de Gérard feitas por uma artista chamada Angela Lumley, exemplo são as pinturas , cobras e gatos nas imagens.
Foi feito pela pessoa que lhes fala um video com algumas das litrografias de Gérard , inclusive nele você pode ver as litrografias originais que foram usadas sem adaptação das que estão no album Innuendo.
A musica do video é HOW CAN I GO ON , em duas versões , um rapido de OUT TAKE de estudio durante as sessões de Barcelona , e uma original e oficial criada por Mercury que somente foi lançada na copilação THE SOLO COLLECTION com 10 cds e 2 dvds. É uma versão bem interessante de how can i go on , mas somente tem instrumentos , sem voz, e o inicio é bem dramatico com toques de piano sutis. Vale a pena conferir pela musica e pelas litrografias de Gérard.

GOD THE SAVE THE QUEEN ALWAYS






Comentários

Postagens mais visitadas