Os Queens Falam - PARTE 4


Brian May, sobre o gerenciamento do grupo: Nós não queríamos necessariamente fazer este trabalho mas chegamos a conclusão de que era a melhor forma de conseguirmos exatamente o que queríamos e controlar nosso destino.


Freddie Mercury : Já não é mais uma questão de dinheiro. Gasto dinheiro como se fosse água. Sabe, eu poderia estar sem um níquel amanhã mas, de alguma forma, eu conseguiria dar a volta por cima.


Brian May
: Não queremos falhar, de jeito nenhum. É isto que nos mantém, que nos dá combustível.


Brian May, 1983 : Nós estávamos ficando muito próximos um do outro ... implicando muito um com o outro, o que agora acontece com freqüência. Esta vez dissemos: "Vamos dar um tempo e respirar um pouco. Vamos fazer coisas individuais e quando estivermos afim, voltamos ao Queen". Demorou quase cinco meses, até meados de agosto. Neste período nos encontramos e conversamos muito, mas não fizemos nada. Queríamos que o próximo disco fosse feito em situação bem diferente. Nós estávamos tentando romper com a gravadora americana, isto era muito importante. Não queríamos fazer outro disco até que isto se resolvesse. Havia no ar a sensação de que íamos fazer apenas mais um disco e não queríamos isto, todos já tínhamos concordado. Aí surgiu Capitol, e fizemos um acordo com eles. De repente, temos uma empresa na América que está exultante ao fazer seu primeiro disco de Queen. Sempre tem havido muita tensão no grupo, pois não gostamos das mesmas coisas, especialmente em se falando de música e temos que encontrar pontos comuns. Com freqüência discordamos sobre a apresentação das coisas. Somos todos muito determinados e diferentes. Muito teimosos também, mas democráticos. Ninguém tem mais poder de decisão que o outro e, às vezes, o clima pode ser muito tenso e difícil. Nada a ver com as turnês que são a parte fácil e divertida. Você só tem que ir e fazer o melhor que você sabe fazer. Mas, a perspectiva de fazer um outro disco depois da última turnê, não nos entusiasmava e pensamos que o melhor era não forçar. Melhor esperar até que se pudesse oferecer algo melhor. Não queríamos nos separar pois sentíamos que este erro muitos já haviam cometido desde os Beatles. Teria sido tão bom se eles tivessem podido ficar juntos por mais tempo. Não importa o talento de cada indivíduo, o grupo é sempre maior que seus integrantes. E achamos que o Queen é um exemplo de grupo sólido. Mesmo com todos os problemas, acho que vale a pena continuar juntos.


Brian May : Depois de todas as brigas a gente
surgiu por ocasião da briga. ainda consegue filtrar tudo e selecionar o que. Nos importamos um com o outro. Acho que nosso último disco é maravilhoso, melhor do que muita coisa que fizemos nos últimos tempos. Vai se chamar "The Works". E é "trabalho", realmente. Têm todas as facetas de Queen. Produção, arranjos e harmonias incríveis. Já experimentamos muito no passado e algumas experiências não deram certo. Nosso último disco foi muito experimentalista e muita gente odiou. E não vendeu muito - se comparado com os anteriores. Temos tido nossos altos e baixos, mas muita gente não se dá conta; eles acham que o Queen não pode fazer nada errado. As pessoas acham que a gente pode lançar um disco assim como, talvez, vá ao supermercado, que é fácil. Mas, o fato é que não é. Há vários níveis de sucesso e estamos conscientes, sempre, de que nosso próximo disco bem pode ser o último. Como não gostamos de nos repetir, há sempre a possibilidade de que as pessoas venham a detestar o que fazemos. É engraçado; muita gente pensou que tínhamos um plano estratégico para conquistar o mundo, mas, na realidade, nossa maior ambição era fazer o primeiro disco. Não tínhamos a menor idéia do que iria acontecer.


Roger Taylor, 1983 : Depois das turnês na América, Europa e Japão, estávamos tão estressados que achei que merecíamos um descanso ... Também tinha a ver com o fato de o último disco não ter ido muito bem quanto os anteriores. Nos demos conta de que não tínhamos feito o que muitos fãs esperavam da gente, então, um descanso viria a calhar pois nos permitiria refletir um pouco sobre tudo o que estava acontecendo


Freddie Mercury, 1983 : Eu pensava que nós iríamos durar uns cinco anos mas, chegamos a um ponto onde éramos todos muito velhos para nos separarmos. Dá para imaginar formar uma nova banda aos 40? Seria meio bobo, não?.


Brian May, Sobre sua participação ao vivo com Def Leppard no concerto do L.A. Forum: Eles me nocautearam. Incrível. O show foi das coisas mais energizantes que já vi em toda minha vida. Foi Heavy Pettin' quem me falou deles. Eles deram um grande show. Fui até eles e disse o que tinha achado e eles me convidaram para tocar na noite seguinte, fiquei emocionado. Na noite seguinte, toquei a última faixa com eles. Foi bárbaro!.


Brian May
, sobre o "Star Fleet Project" : Para ser honesto, não sabia se conseguiria tocar com outros músicos. Tinha estado com Queen por tanto tempo que pensei: "que tipo de músico sou eu?" Tinha estado na máquina há tanto tempo que me questionava se não havia me tornado um escravo ... Edward e eu tiramos umas férias das gravações e começamos a falar sobre os velhos tempos, de quando Eric Clapton tocava com John Mayall. Chegamos a conclusão de que o disco "Beano" tinha exercido tremenda influência na gente. Lembram aquele com o Eric lendo um gibi na capa? Era digno da coleção de todo bom guitarrista. Soava como se eles estivessem se divertindo tanto que não podiam parar ... "Blues Breaker", que ocupa todo o lado B do disco, é meu favorito. Parecia super indulgente com aquele longo "jam" mas, escutando bem, é algo sensacional ... É rock blues com todas as falhas compondo o todo.


Brian May
: Recentemente, o pessoal de Guild Guitars me procurou e disse que gostaria de fazer uma guitarra estilo a minha. Então, nos reunimos e conversamos a respeito. Eles já montaram e desmontaram minha guitarra tirando as medidas, e crêem que conseguem fazer uma bem aproximada a que fiz tantos anos atrás. Com sorte, agora, teremos uma guitarra que deve soar como a minha.

Brian May : Os rumores de que o Queen vai se separar já existem há mais de oito anos. Já ouvi tanta gente dizer: "agora é certo, em um ano, o Queen não vai estar mais junto". A primeira que vez que me lembro concretamente foi no ano 73!.


Freddie Mercury : Rod Stewart, Elton John e eu queríamos formar um grupo que se chamasse "Hair, Nose & Teeth" a partir de nós mesmos. Só que não aconteceu pois não conseguíamos decidir a ordem das palavras! Eu, naturalmente queria que fosse Teeth, Nose & Hair...


Comentários

Postagens mais visitadas