Queen em Estúdio: 1972


No ano de 1972, o Queen realizou somente cinco shows o ano inteiro. Em compensação, eles tiveram um ávido e produtivo trabalho nos estúdios da Trident.
 

Em fevereiro desse ano, eles terminaram as sessões de gravação de fitas demo nos estúdios da De Lane Lea, estúdio esse que já havia sido usado por Paul MacCartney, The Rolling Stones, entre outros grandes nomes da música britânica. Recomeçaram com as gravações e finalizações das canções em Junho em outro estúdio, agora o da Trident. Essas sessões para o álbum Queen, aconteceriam de Junho à Outubro 1972.


Todas as musicas do álbum Queen foram finalizadas e prontas para o lançamento de estreia durante essas sessões na Trident, com exceção da musica The Night Comes Down em que no álbum foi lançada uma versão gravada e acabada no estúdio De Lane Lea.

Como eu já disse no meu artigo QUEEN 1971, eles gravaram algumas demos desse ano, demos essas que não puderam ser usadas no primeiro álbum QUEEN devido a não aceitação do produtor John Antony. Somente com muito esforço eles conseguiram manter uma demo de The night comes down e lançá-la da mesma forma dos estúdios De Lane Lea oficialmente.

Devido John Antony ter essas posições a respeito das musicas da banda, ele será demitido e não será o produtor do álbum Queen II. Outra musica que teve sete levas diferentes foi Keep your self Alive, Brian queria que fosse uma versão do álbum com uma entrada de violão gravada em De Lane Lea Studio, mas John Antony não aceitou. Eles tiveram que regravá-la sete vezes para chegar a um resultado que agradasse principalmente ao próprio Brian.

Uma curiosidade,a voz que se ouve em Modern Times Para Rock'n'Roll em um trecho pequeníssimo (parte da musica 1:32) é claramente perceptível que não se trata de nenhum dos integrantes do Queen. Esta voz pertence ao John Antony, produtor do álbum Queen. O Engenheiro de som do álbum será Roy Thomas Baker e permanecerá com a banda por um longo período.

A banda gravava em horários em que o estúdio da Trident não era alugado por ninguém, ou seja, das 3 a 7 da manhã.

A Trident foi o único estúdio que ao ouvir uma demo de The Night Comes Down cedeu seu espaço para o Queen. Todo o álbum foi gravado de madrugada! Como as gravações se encerraram em Outubro, as músicas continuaram a ser trabalhadas até Janeiro de 1973.

Nesse estúdio também foram trabalhadas as musicas: I Can Hear Music de Phil Spector e Going Back, essas realizadas nos momentos de tempo livre dos membros, sendo inclusive lançadas, mas não como produção do Queen e sim de uma banda com nome de Larry Lurex e os Voles de Vênus resumido para Larry Lurex. Este nome era uma homenagem a duas musicas de David Bowie: Gary Gliter Ziggy Star Dust.

I Can Hear Music foi lançada como lado A e Goin Back como lado B de um mesmo disco de vinil. Robin Cable estava visitando os estúdios da Trident quando ouviu a voz de Freddie Mercury e percebeu que ela era perfeita para a musica I Can Hear Music dos Beach Boys. Posteriormente decidiu regravar ele também Goin Back.

Também nessa época de 1972 foram trabalhadas músicas como Mad The swine, Silver Salmon, Polar Bear, Rock'nRoll medley, White Queen, Ogre Battle, Stone Cold Crazy, See what a fool I've been, Seven Seas Of Rhye com vocais, Hangman (acetato de 10 polegadas raríssimo que está sobre posse de um colecionador que o achou em uma feira de discos em 1986), Jailhouse Rock (acetato), uma versão pesada de Jesus (Heavy version), e mais algumas variações de musicas oficiais do álbum (além da oficial tiveram mais o número de versões que aqui relato) como duas versões de Great King Rat, sete versões de Keep Your Self Alive, demo de Modern Times rock'n'roll, solo de piano com Freddie Mercury para a musica My Fairy King, duas Demos de Liar e versão diferente de Son and Daughter. Todas essas musicas estão em posse da QueenProductions. Algumas foram lançadas oficialmente pela gravadora do Queen nos Estados Unidos, Hollywood Records, como por exemplo, Mad The Swine no álbum QUEEN (também foi lançada em 1991 como b-side do single Headlong) e See what a fool I've been no álbum Queen II. A maioria dessas músicas podem ser encontradas na internet facilmente se procurar com calma e saber seus nomes, abaixo eu postei uma versão ''limpa'' de Silver Salmon.

Esta música é muito pesada, com bateria e guitarras poderosas e a voz de Freddie soa como uma gravação ao vivo, mas definitivamente não é.




O Queen não lançou musicas como Silver Salmon, Mad The Swine, Polar Bear e por qual motivo? E por que resolveu lançar Seven Seas Of Rhye na forma instrumental no álbum Queen, sendo que Seven Seas Of Rhye já havia sido gravado com vocais antes e não somente no QUEEN II.

Bem se repararmos que musicas do álbum QUEEN são eivadas de muita religiosidade, você percebe claramente isso quando Freddie fala sobre pecados em Liar, fala de um mundo mágico em My Fairy King, fala diretamente sobre a vida de Jesus na música com este nome, fala do bem e do mal e da bíblia em Great King Rat. Enfim, há muitos momentos de clamor religioso neste álbum e a inclusão dessas músicas que também tem alta mensagem religiosa poderia não cair bem na imagem que o Queen estaria passando, lançando um álbum de rock abarrotado com temas religiosos. Mas essa é uma hipótese sobre o não lançar dessas músicas.

E quanto Seven Seas Of Rhye realmente precisar ser mais trabalhada, apesar dela já existir, Mercury não queria que fosse lançada na medida em que não estava ainda da maneira que ele gostaria.

Este álbum teve forte influência de Led Zeppelin, Black Sabbath, alem que ter a presença de vários elementos que irão se tornar marca registrada da banda como: letras que falam de angustias, medo, mundos imaginários (existe um mundo criado por Freddie Mercury nos álbuns QUEEN, QUEEN II e SHEER HEART ATTACK, escreverei um artigo especial sobre este tema), superposições de Guitarras, apoio com vocais brilhantes, pianos superpostos, ou seja, nesse momento nasciam as características da banda em estúdio. O piano usado por Freddie Mercury nas gravações foi um Bechstein, um piano de quase 100 anos, onde por exemplo os Beatles haviam gravado Hey Jude. Esse piano era o ''xodó'' desse local.

A gravadora do Queen é a EMI. Ela vende os direitos de produção dos álbuns da banda em outros países: nos EUA foi para a Elektra, no Brasil foi para EMI Brasil e Odeon.

O unico single desse álbum foi Keep Your Self Alive como lado A e Son and Daughter como lado B.

O álbum QUEEN alcançou uma posição 24 na Inglaterra e a posição 83 nos EUA.

Este foi um apanhado geral sobre a produção do álbum QUEEN de 1973. Não entrei em detalhes a respeito de instrumentos usados porque acho um aspecto muito técnico. Espero ter sido um artigo rico em informações sobre este que para mim é o melhor álbum do Queen, comparado somente a INNUENDO de 1991.


God Save the Queen 

Comentários

  1. Olá!!
    Meu nome é Francisco, quero falar q esse site é muito mas muito bom mesmo. Essas musicas q tocam no fundo eu não conhecia, tentei baixar a Man made a paradise mas não consegui.
    Parabéns pelo site, é nota 1000, é muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Opa , ola francisco , obrigado pelo elogio , o blog é pra fãs como você , as musicas do fundo são selações minhas , mas quanto a mand made a paradise , caso não consiga baixar eu lhe mando por e-mail , entre em contato, abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas